• Click aqui

    Iguaba Grande também sofre com a mortandade de Peixes na Laguna de Araruama



    Comitê de Bacia Lago São João revela, através de pesquisas, dois fatores que estariam ocasionando essas mortes

    Iguaba Grande faz parte dos municípios que integram o Comitê de Bacia Lago São João que foi criado para cuidar da Laguna de Araruama, e também tem passando pelo problema da mortandade dos peixes na Lagoa. Tendo em vista que apenas uma espécie especifica de peixe faz parte dessas ocorrências, estudos e pesquisas foram feitos pelo Comitê e enviados a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Iguaba Grande onde  dois possíveis fatores foram constatados como ocasionadores dessas mortes.

    A espécie de peixes que está sendo encontrada em massa por toda extensão na orla da laguna é a Savelha, um peixe de porte pequeno. Alguns desses peixes foram coletados para análise a fim de descobrir o motivo dessas mortes. Uma das causas seria o fato de as savelhas serem “filtradores”, ou seja, alimentam-se movendo-se com a boca aberta, o que permite que a água passe através das guelras, como a laguna têm microalgas, estas, estariam ficando presas nas guelras dos peixes ocasionando assim a morte.

    O Outro fator que explicaria as mortes seria a própria pesca, alguns peixes foram encontrados com as cabeças lesionadas isso ocorre quando estes peixes de pequenos portes passam pelas redes de malhas.

    “Isso nos leva a estabelecer essas duas causas como possíveis responsáveis pela mortandade de savelhas considerando que os níveis de oxigênio dissolvido na água e outros parâmetros não apresentam números alarmantes, ainda mais que estamos em pleno tempo seco e não há vazamento de esgotos para a lagoa.” Concluiu o Vice Presidente do Comitê Lago São João, Arnaldo Villa Nova.

    Para mais informações entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente através do telefone: (22) 2624-3275 R.221/224


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia