• Click aqui

    Secretaria de Saúde cadastra pacientes para receber vacina BCG

    Ministério da Saúde está repassando com atraso a vacina, que previne a tuberculose

    Os moradores de Cabo Frio que precisam receber a vacina BCG devem procurar o Hospital da Mulher, o Hospital de Tamoios ou o Centro de Saúde Oswaldo Cruz, que são as unidades de referência da vacina do município, para efetuar um cadastro. Segundo a coordenadoria de Imunização de Cabo Frio, tal medida se faz necessária, devido a falha no repasse da vacina.

    – Estamos cadastrando os pacientes e a medida que os lotes das vacinas forem chegando, essas pessoas serão comunicadas. Esse mês, por exemplo, não recebemos a BCG. Mas é bom deixar claro a população que este problema é nacional – explicou a coordenadora Patrícia Freitas.

    De acordo com a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), órgão ligado ao Ministério da Saúde, o atraso no repasse da vacina BCG para os estados está acontecendo em virtude do atraso na produção e na redução do quantitativo fornecido pelo laboratório produtor. Em nota, a CGPNI esclarece que segundo o cronograma do laboratório produtor, e considerando o prazo de análise de controle de qualidade do imunobiológico pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), a regularização da situação está prevista para o mês de maio.

    Ainda de acordo com o comunicado enviado pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações a suspensão foi motivada pela readequação do processo de aquisição da vacina junto ao laboratório produtor, que não estava cumprindo o cronograma de entrega. Assim, foi necessária uma reforma na aquisição, decretada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que tem causado o atraso na entrega da vacina.

    A Coordenação Municipal de Imunização orienta as famílias a buscarem as unidades de saúde assim que houver disponibilidade da dose.

    – Essa vacina, ao lado da hepatite B, é a primeira aplicada no recém-nascido e se justifica porque o Brasil é uma região endêmica para a tuberculose e a BCG é capaz de prevenir as formas mais graves da doença – explica Patrícia.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia