Guarda Marítima faz balanço das ações realizadas durante o carnaval


A Operação "Guarda na Folia" realizou vários atendimentos durante o carnaval de Cabo Frio



A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) se planejou para trabalhar no ordenamento e apoio a segurança durante o carnaval da cidade. A elaboração da ordem de serviço estabeleceu ações e procedimentos a serem cumpridos pelas superintendências subordinadas a SEMOP, permitindo assim mais tranquilidade em efetuar suas ordens de operação.

A Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio teve seu plano de ordenamento denominado de "Guarda na Folia”. Aumento das fiscalizações, manutenção do ordenamento da faixa de praia e locação de pranchas de stand up paddle fizeram parte do plano.

Em um balanço da Operação “Guarda na Folia” durante os dias de carnaval, a Guarda Marítima recebeu várias notificações, entre elas, reboque de uma embarcação de esporte e recreio na Ilha do Japonês; apoio ao atendimento de socorro em embarcação de passeio fora do leme; apoio de socorro de embarcação de pesca encalhada na Boca da Barra; e atendimento de afogamento de um menor, morador de Petrópolis.

Além disso, foram registradas denúncias de pesca ilegal, reboque de embarcação avariada, fiscalização de barcos que lançaram rede próxima à faixa de areia da praia, procura de uma criança perdida na Praia do Forte e prestação de socorro à vítima em acidente de moto aquática.

A vítima do acidente de moto aquática caiu e fraturou o braço, mas rapidamente foram prestados todos os procedimentos necessários para a vítima, que foi conduzida com segurança até o Terminal de Transatlânticos.

- Mais uma vez vemos a importância do trabalho da Guarda Marítima no atendimento de acidentes envolvendo pessoas e embarcações nas águas de nossas praias – explicou Sérgio Guedes, superintendente da Guarda Marítima.

Segundo Guedes, o desempenho e eficiência de toda a guarda envolvida na operação de salvamento que evitou que viesse a ocorrer acidentes de mais gravidade com os passageiros e tripulantes das embarcações que foram atendidos.

– Esse carnaval tem sido uma verdadeira prova de avaliação da Guarda Marítima de Cabo Frio, devido ao grande número de ocorrências que exigiram a participação da GMA – finalizou o comandante.