• Click aqui

    Arraial do Cabo reforça o efetivo no período de carnaval


    Secretarias municipais intensificam operações nos dias de folia


    Para um carnaval mais organizado, a Prefeitura de Arraial do Cabopreparou uma mega operação envolvendo diversas Secretarias, visando garantir a segurança, limpeza e ordem na cidade. Desta forma, os moradores locais e turistas que escolheram Arraial do Cabo para curtirem o carnaval poderão se divertir de forma tranquila nos cinco dias de folia. A programação no município cabista acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro e pode ser conferida no site www.arraial.rj.gov.br.

    Com 23 blocos de rua, shows nos distritos e Baile Mirim, a Secretaria de Governo, Comunicação e Eventos está preparando uma grande estrutura para o Carnaval 2015. Na Orla Shangri-Lá, na Praia dos Anjos, onde será o principal ponto de encontro, serão montadas duas tendas sendo uma de 10 x 10 e uma de 6 x 6,  sessenta banheiros químicos e trio elétrico. Na Praça Victorino Carriço (Sindicato), onde vai acontecer o Baile Mirim, serão montadas duas tendas, sendo uma 5 x 5 e outra de 10 x 10, e quatro banheiros químicos.

    Nos distritos da cidade, além dos blocos de rua, haverá programação musical entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Para isso, a Secretaria preparou para Monte Alto um palco, que será montado na praça, seis barracas, um gerador e oito banheiros químicos. Em Figueira a festa vai acontecer na praia com trio elétrico, oito barracas e oito banheiros químicos.

    Na área do Turismo, os visitantes terão à disposição informações sobre todos os serviços turísticos, com atendimento bilíngue nos quatro pontos de informações (Pórtico, Praça do Guarani, calçadão da Praia dos Anjos e no estacionamento provisório, na Praia Grande), os quais já estão abastecidos com todo material informativo da cidade. A triagem e controle dos veículos de turismo no Pórtico serão reforçados durante os dias de folia, visando o controle e inibição das excursões clandestinas. 
    De acordo com o secretário de Turismo, Marco Simas, para este carnaval espera-se um público maior que o ano passado. "O fluxo do réveillon nos surpreendeu. E nesse carnaval devemos receber cerca de 500 mil turistas e visitantes. Vale lembrar que, historicamente, o número de pessoas que permanece em Arraial nesse período é maior que no réveillon. A hotelaria alcançou cerca de 100% no réveillon, mas no carnaval, além da hotelaria, o numero de casas alugadas aumenta consideravelmente”, revelou o secretário.
    Segundo o presidente da Fipac – Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo, Walter Felix Cardoso Junior, o Piolho, durante o feriado do Carnaval, são esperados diariamente 7 mil visitantes  na Marina dos Pescadores.  E para proporcionar mais condições de segurança e comodidade foi colocada uma grade de proteção de 250 metros ao longo da Marina. A iluminação também foi reforçada com lâmpadas de vapor metálico com 400 watts de potência, que produz maior luminosidade, além banheiros químicos. O píer também foi reformado e um container foi instalado na Marina para ser usado pelos visitantes como sala de espera com TV, onde é exibido um vídeo com informações turísticas da cidade.
    Na área da Saúde, o Hospital Geral terá um plantão com uma equipe composta por oito médicos, sendo três clínicos gerais, um cirurgião, um ortopedista, um pediatra, um anestesista, um neurocirurgião, seis enfermeiros e oito técnicos de enfermagem. Também vai contar com cinco ambulâncias para atender as saídas de emergência na cidade e duas para atender a população de Figueira e Monte Alto, além de dois supervisores, sendo um durante o dia e outro a noite, com maqueiros, motoristas, recepcionistas e seguranças.

    No distrito de Figueira, o posto de saúde terá dois médicos de plantão por dia, três técnicos de enfermagem, dois maqueiros, dois motoristas e duas ambulâncias. Em caso de emergência os telefones à disposição da população são: 192 e 2622-0192, para o Pronto Socorro do Hospital e 2662 – 7005 para o posto de saúde de Figueira.

    A Secretaria de Saúde através da Coordenação de DST/AIDS distribuiu cerca de duzentos mil preservativos para os blocos carnavalescos da cidade e para as unidades de saúde básica. Além dos preservativos, os blocos receberam ventarolas com informações educativas de prevenção.  Já para as unidades de saúde, foram entregues preservativos masculinos e femininos e material educativo para distribuição na área de abrangência de cada posto.

    A Policlínica Municipal, situada no Hospital Geral, está realizando testagens rápidas de DTS e AIDS. Quem estiver interessado pode fazer a solicitação no local.  O resultado do exame fica pronto na mesma hora.  As iniciativas fazem parte da campanha nacional do Ministério da Saúde 2015, que objetiva incentivar a prevenção da AIDS, combinando camisinha, testagem e tratamento.

    Com relação à limpeza da cidade neste feriadão, a Secretaria de Serviços Públicos aumentou o efetivo para atender as principais demandas da cidade.  Cerca de 100 homens vão trabalhar em todo o município.  Também foram instaladas novas lixeiras em todas as praias da cidade. “O lixo das praias será recolhido todos os dias pela manhã. Foram contratados mais funcionários só para fazer esse serviço”, afirmou o secretário da pasta, Francisco de Assis.

    Ainda pensando no carnaval, a Usina de Reciclagem de Lixo, em Monte Alto, foi avaliada positivamente pela Secretaria de Serviços Públicos. O local tem capacidade necessária para receber todos os resíduos, durante esse período, e está preparada para atender as demandas.

    Para garantir a tranquilidade e segurança, a Secretaria de Ordem Pública vai contar com o apoio da Polícia Militar. A Guarda Municipal e a Fiscalização de Postura trabalharão com todo seu efetivo. Os guardas vidas farão a cobertura de todas as praias do município, exceto a Praia Grande que é da responsabilidade do Corpo de Bombeiros. No total, 130 homens foram escalados para garantir a tranquilidade dos foliões, com o apoio de 100 integrantes da “Cidade Segura” que farão cobertura onde houver eventos.

    Trânsito:

    ·         Durante os horários de bloco, entre 15h e 3h, o trânsito da Avenida Luis Corrêa, na Praia dos Anjos, será interrompido e desviado para a Avenida da Liberdade. Para chegar à Praia dos Anjos, os veículos deverão passar pela Gonçalves Dias ou Nilo Peçanha;

    ·         A Secretaria de Ordem Pública articulou junto à Auto Viação Salineira o reforço do transporte coletivo durante o período do carnaval. Para facilitar a circulação dos ônibus dentro da cidade, a Secretaria em parceria com o Comtrans (Controladoria Municipal de Trânsito) disponibilizará um efetivo específico para garantir que a rota dos ônibus fique desobstruída.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia