VIDEO - Manifestação após demolição de casas fechou pista, em Cabo Frio.



Momento da chegada do carro da Polícia ambiental.









Por ordem do Ministério Público, O INEA, com apoio da Fiscalização de Posturas de Cabo Frio e Polícia Militar Ambiental, demoliram 7 casas no bairro Monte Brancos, que segundo eles estariam em área de preservação permanente. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (01). Segundo o INEA, os moradores foram notificados sobre a irregularidade. Os moradores disseram que isso não é verdade .” Nós nunca fomos notificados. Eles chegaram aqui, arrombando nossas portas e falando pra gente tirar tudo de dentro de casa. Não temos pra onde ir. Ainda falaram em nome do prefeito Alair Correa, chamando a gente de favelado. Na minha casa moravam 4 pessoas, incluindo 2 netas. Não sei pra onde ir. Comprei um lote de um homem chamado Tizico, que me prometeu entregar o recibo de compra quando eu pagasse a última prestação, mas ele desapareceu. Não invadi, comprei com o dinheiro do meu suor. ” Declarou dona Maria
“ Tenho o mapa com os lotes. Agora estou aqui carregando o que sobrou em cima desse caminhão. Uma injustiça. Estava trabalhando, larguei tudo para poder carregar as minhas coisas .” Disse outro morador.
Um outro questionamento foi a não demolição de uma casa que também está numa área próxima das casas que foram demolidas . Causou estranheza aos moradores .
Revoltados, os moradores invadiram a Rodovia General Bruno Martins, com galhos e caixas, fecharam a pista nos dois sentidos e colocaram fogo. A polícia foi acionada e junto com o pessoal da Comsercaf que providenciaram a retirada dos entulhos. O corpo de bombeiros chegou logo depois e limpou o que restou.
A prefeitura se pronunciou informando que esta ação é do Ministério Público e que apenas executa a ordem. O prefeito não deu nenhuma ordem de demolição. A Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Legalização Fundiária estiveram no local, meses atrás, e segundo a prefeitura, tinha informado sobre as construções irregulares.
As famílias que ficaram desapropriadas disseram que partiriam para a prefeitura buscar ajuda, pois não tinham para onde ir .


Trânsito parado.

Comsercaf retirando o que sobrou do fogo.



Bombeiros limparam o que restou.

No local  das casas apenas o que sobrou da demolição.

Dona Maria morava numa casa com a filha e dois netos.





Esta casa não foi demolida. O que causou estranheza da parte dos moradores .



Comentários