• Click aqui

    “Outubro Rosa” em Arraial do Cabo. A programação começa hoje.


    Saúde cabista e ONG “Amigas da Mama” preparam programação extensa

    O prefeito Andinho, assim como todos na prefeitura, está utilizando uma fita rosa na camisa .

    A Prefeitura de Arraial do Cabo e a ONG “Amigas da Mama” fizeram uma parceria para a realização das atividades do “Outubro Rosa”. Todas as programações estão voltadas para a conscientização da população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O município de Arraial do Cabo, através da Secretaria de Saúde, vai intensificar as ações durante o mês de outubro em todos os Postos de Saúde da Família. Na ocasião, haverá coleta de preventivo, solicitação de mamografia de rastreamento, exame clínico das mamas e atividades educativas.
    A abertura oficial da programação será na próxima quinta-feira, 02, com uma palestra informativa e coquetel para as autoridades. No dia 09 (quinta-feira), haverá atividade durante todo o dia na Praça da Independência, onde a equipe técnica da Secretaria de Saúde fará a marcação de mamografias. No dia 16 (terça-feira) será colocado um stand de conscientização, na Praça Vitorino Carriço.
    Dando continuidade à programação, no dia 25 (quinta-feira), as “Amigas da Mama” promoverão uma caminhada a fim de chamar a atenção para a luta contra o câncer de mama. A concentração está marcada para às 9 horas, na Praça da Independência. Por fim, no período de 27 a 31, haverá uma exposição fotográfica de mulheres mastectomizadas, das 14h às 21h, na Casa de Vidro, com entrada franca. Além das fotos haverá também a exibição de um vídeo com depoimentos de mulheres cabistas que venceram o câncer de mama.
    De acordo com Bianca Frederico, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, além das atividades externas, serão intensificadas as ações preventivas voltadas exclusivamente para as mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, de 50 a 69 anos, com coleta de preventivo, avaliação clínica das mamas e prescrição de mamografia de rastreamento. “Segundo estimativas do Ministério da Saúde 95% dos casos de câncer detectados precocemente evoluem para a cura, por isso é imprescindível que estas mulheres procurem a unidade de saúde mais próxima da sua casa”, explicou Bianca.
    A Secretaria de Saúde informou também que atenderá mulheres em idade fértil, de 10 até 49 anos, ou que já iniciaram a vida sexual, com atividades educativas, orientações e avaliações, nos postos de saúde.   

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia