• Click aqui

    Projeto “Uma música em minha vida” se apresenta do Festival Internacional de Dança



    O X Festival Internacional de Dança de Cabo Frio tem sua abertura oficial no dia 3 de setembro, no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho. E a solenidade de abertura terá uma importante participação: 80 crianças do projeto social “Uma música em minha vida” se apresentam para abrilhantar o evento.

    Os menores têm entre 12 e 15 anos e farão a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Cabo Frio, com a participação da cantora Patrícia Rodrigues. Para isso, os músicos estão se preparando com afinco, sob a batuta do maestro Valquer Barbosa de Oliveira, idealizador e fundador do “Uma música em minha vida”.

    O convite para a participação com as crianças no Festival de Dança veio da empresária Márcia Sampaio, organizadora do evento, que acredita que o maestro Valquer Barbosa tem na sua forma abnegada de ser o prazer de lutar pelo bem comum e a garra de quem acredita que a cultura é um caminho que pode mudar a história daqueles que não acreditam mais no amanhã.

    - São jovens talentosos tocando com desenvoltura uma música clássica sem nada a dever às Orquestras Sinfônicas mais estruturadas e mais famosas – explicou Márcia Sampaio.

    O maestro Valquer Barbosa trabalha há 40 anos com música e há 16 anos com a inclusão social com crianças e adultos, “pescando” talentos em Cabo Frio. Seu foco principal está na periferia da cidade, dando oportunidades e, consequentemente, vida àqueles que, devido à exclusão social, ficaram à margem da sociedade e tem seus talentos podados. O maestro abraça a causa e ajuda a retirar do crime ou das drogas, jovens que tem resgatada sua autoestima e são trazidos novamente junto à sociedade.

    O maestro comemora a oportunidade afirmando que sempre sonhou com esta parceria e que “a boa música é capaz de transformar a vida de qualquer pessoa”.

    - A música faz um trabalho de resgate da dignidade dessas pessoas que sentem amor pelo projeto e vão por livre e espontânea vontade e levam outras. Neste governo, a nossa história passou a ser outra. O prefeito Alair Corrêa já esteve nos visitando e nos doou instrumentos e o uniforme de gala das crianças – conta o maestro, que acredita que com a ajuda da classe empresarial aliada à do poder público, poderá fazer um trabalho maior e melhor, e alcançar mais pessoas.

    Atualmente, mais de 200 crianças, adolescentes e adultos, sem limite de idade são atendidas. Com aulas teóricas e práticas, os integrantes são apresentados ao mundo da música instrumental. As aulas acontecem durante toda a semana, ora em alguns dos CRAS do município, ora nas igrejas dos bairros onde moram que gentilmente cedem o espaço para o projeto, que ainda não possui uma sede própria.

    A organizadora do Festival, Márcia Sampaio esteve pessoalmente em um dos ensaios conhecendo de perto o trabalho e a dedicação do maestro e afinou os detalhes para apresentação na abertura do evento.

    O X Festival Internacional de Dança tem apoio total da Prefeitura de Cabo Frio, com a participação da Secretaria de Turismo e da COMSERCAF. O evento deve reunir cerca de 12 mil pessoas nos seis dias do evento, que acontece de 2 a 7 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento: http://festivalcabofrio.festivalonline.com.br


    Projeto Escola
    A “avant-première” denominada “Projeto Escola” é um viés do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo proporcionar a estudantes e educadores um espetáculo especialmente elaborado com fins educativos e culturais. Conta com a presença de várias escolas e centenas de estudantes que têm a oportunidade de assistir a belos espetáculos. 

    – O Projeto Escola é uma referência dentro do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, inclusive apresentando coreografias elaboradas por algumas escolas públicas e projetos sociais da cidade – destaca Luane Ferreira, turismóloga da secretaria de Turismo de Cabo Frio.

    As apresentações exclusivas para a Rede Pública de Ensino acontecem no dia 2, das 14h às 16h.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia