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    Secretaria de Saúde faz campanha para conscientizar usuários dos serviços


    Aumenta o número de pessoas que fazem o eletrocardiograma, mas não buscam os resultados. Cerca de 200 exames foram encaminhados pelo PAM

    Desde o ano passado os pacientes que precisam fazer eletrocardiograma em Cabo Frio não precisam mais aguardar para realizar o exame. Basta ter em mãos a solicitação do médico, para agendar o procedimento para o dia desejado. A marcação é feita, na mesma hora, no balcão de remarcação de consultas do PAM – Posto de Atendimento Médico – localizado em São Cristóvão.

    Em parceria com a coordenação de Enfermagem do município, foi instalado mais um aparelho para a realização de eletrocardiograma naquela unidade de saúde. A transferência do agendamento para o balcão de remarcação de consultas também deu velocidade ao serviço dos técnicos que realizam o procedimento. Hoje, o exame é realizado das 8h às 12h e de 14h às 17h.

    - Com este sistema, conseguimos realizar 50 exames por dia. A fila de espera acabou. Como a demanda era grande, e conseguíamos fazer apenas 10 exames por dia, a fila de espera chegava a trinta dias. E este nunca foi o nosso objetivo. O nosso desejo sempre foi otimizar os atendimentos para que o paciente fique satisfeito e esteja com a sua saúde em dia. E foi o que conseguimos fazer – explicou o diretor do PAM, Antônio Marcos Durães.

    O problema é que muitos pacientes deixam de buscar o resultado para levar ao médico de origem para avaliação. O eletrocardiograma é um exame que registra a atividade elétrica do coração. Ele ajuda a detectar problemas cardíacos e checa o estado do coração de uma maneira geral.

    Só essa semana, a direção do PAM encaminhou ao secretário de Saúde, Dirlei Pereira, 200 exames que foram realizados, e que por algum motivo, os pacientes não compareceram para pegar os resultados.

    - São exames realizados desde o ano passado. Se os exames foram feitos é porque foram solicitados pelos médicos e essas pessoas não estão retornando nas consultas para mostrar o resultado dos exames. E se for detectado algum problema de saúde? É preciso se conscientizar que a saúde está em primeiro lugar e que devemos cuidar dela, por isso, eu peço que essas pessoas que fizeram exame de eletrocardiograma procurem a Secretaria de Saúde para buscar os resultados e retornar ao especialista que fez a solicitação – pediu o secretário.

    A taxa de faltas às consultas agendadas no PAM também tem sido grande. Cerca de 20% dos pacientes que agendam um atendimento não comparecem à consulta no dia e hora marcados. Para reduzir o número de pacientes faltosos, a direção do PAM tomou uma providência. O paciente que falta a consulta previamente agendada e não justifica o motivo fica impedido de fazer uma nova marcação durante uma semana.

    - Não queremos limitar o atendimento, nem tomar atitudes drásticas. A marcação fica suspensa uma semana apenas como um alerta. As pessoas precisam ter consciência e não marcar uma consulta simplesmente por marcar, pela facilidade que estamos oferecendo no agendamento. Porque desta forma, essa pessoa pode estar ocupando a vaga de um paciente que realmente pudesse estar precisando do atendimento – justificou Durães.


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