• Click aqui

    Mancha no mar preocupa Búzios, outra vez.

    A equipe do Folha de Búzios, recebeu diversas ligações de moradores para informar sobre o surgimento de uma enorme mancha de coloração amarelada na Orla Bardot, e boa parte da Costa Buziana na manhã deste domingo 09/03. Entre as praias dos Ossos, Canto, Tartaruga e  Manguinho também foi possível visualizar a mancha.
    Foto : Folha de Búzios .

    Foto:  Folha de Búzios 
    Nossa equipe comunicou imediatamente ao Vice Prefeito e secretário de Meio Ambiente de Armação dos Búzios, Carlos Muniz. Acompanhamos de barco nas praias mencionadas e podemos constatar que de fato uma mancha amarelada se concentrava na bacia da Armação e se estendia em direção a Praia do Canto.
    Continuamos o percurso para as Praias Tartaruga e Manguinho, para aonde o vento leste levava a maré.
    “Ontem estava pior. Era uma mancha preta, hoje está amarela”-disse uma artesã que trabalha em frente à praia da Armação e preferiu não ser identificada.
    Segundo o secretário Carlos Muniz é importante destacar que não é nenhum tipo de produto químico não há relatos de pessoas intoxicadas.
    “É o momento da cidade possuir o chamado CDA-Centro de Defesa Ambiental , que a Petrobrás tem em Macaé. Todo acidente ele vai dando um aviso antes, estamos tendo pequenos acidentes repetidos, é a hora das empresas de petróleo serem chamadas, as operadoras de navios e todos que utilizam o mar desta maneira. A mancha não precisa chegar aqui na beira da praia para ser detectada. Possivelmente o pescador ou o velejador, já podem ter visto antes em alto mar e comunicar pra gente. Tendo o centro poderemos organizar e ter respostas rápidas, seja com barcos capazes de coletar qualquer mancha química ou materiais para serem colocados na praia. Colhemos amostras da água de hoje e levaremos para análise”-disse o secretário.
    No dia 20 de fevereiro deste ano, a Praia da Tartaruga foi afetada por uma mancha que mandou dezenas de pessoas para o hospital.
    Por Bebeto Karolla com fotos de Zilma Cabral

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia