• Click aqui

    Cabo Frio investe em tecnologia de ponta na Praça das Águas


    Vivacidade e inovação nas pinturas dos peixes em grafite subaquáticas, com técnicas em 3D usadas pela primeira vez no mundo

    Localizada na Praia do Forte, com uma área de aproximadamente 1.600 m e um lago com 1,5 milhão de litros de água, a nova Praça das Águas teve o  projeto revitalizado pelo “lighting designer” Peter Gasper para dar leveza, romantismo e tranquilidade às pessoas que  frequentam o local.

    O prefeito Alair Corrêa investiu em tecnologias inovadoras e o resultado foi surpreendente, pois Cabo Frio tem o privilégio de ser a primeira cidade no país a ter um projeto deste porte.

    Ao redor da praça, foram instalados 28 postes com lâmpadas de LED vindas da Coréia do Sul. Pela primeira vez, a iluminação de um projeto público deste porte é feito no país. Os modelos standard têm uma potência maior e são totalmente econômicos. As lâmpadas têm tons azul, verde e lavanda, proporcionam uma sensação refrescante, suave, romântica e intimista, deixando as pessoas mais tranquilas para contemplar a beleza das águas. São 160 lâmpadas que proporcionam um clima mágico e liberam um brilho diferenciado na água.

    – Você experimenta a cor, a profundidade, mais o tempo, que é a ultima dimensão para Peter explorar com suas mutações. São mais de 400 cenas onde estão as identidades eletrônicas comandadas por um computador – disse a arquiteta e urbanista Viviane Menezes.

    A partir do acendimento urbano, a praça também acende e as 400 cenas começam a rodar em looping em função da fotocélula que aciona o conjunto. Lentamente, as mutações começam em um período muito sutil e as pessoas começam a perceber movimento de cores sobre as águas.

    Segundo a arquiteta, a água é quase potável, porque a principio era para o projeto ter vegetação, mas prescindiu da vegetação para que as pessoas pudessem colocar a mão na água.

    – Ela não é apropriada para banho, não é um tanque urbano, o grande forte do trabalho é a manutenção de tudo. O zelo pela manutenção tem que passar a existir não só da parte da Prefeitura como do público também – explicou Viviane.

    A pintura feita pelo grafiteiro e artista plástico Lobão é uma total inovação, pois é o único grafite subaquático já feito. Ela é imaginária, passa da fantasia para a realidade e só podia ser feita por um desenho, por uma ilusão. A pintura feita no fundo do lago tem uma vivacidade na figura em 3D, que são os peixes de tecnologia brasileira, portuguesa e holandesa.

    – Fantástico! Parece que os peixes são reais. Adoro ficar aqui contemplando a praça e tirando fotos – disse Agatha dos Santos, frequentadora da praça.


    Nos tanques laterais, foram colocados os peixes que serão tratados diariamente por um biólogo e um veterinário, como se faz em qualquer lugar do mundo onde há vida marinha.

    O chafariz é ultrailuminado, alcançando até 2m de altura. Devido aos ventos fortes de Cabo Frio, a capacidade do jato foi calculada para evitar desperdício, mostrando força, delicadeza e principalmente para que a luz possa iluminar o chafariz de uma maneira uniforme.

    A Praça das Águas é um aquário a céu aberto urbano, que une cenografia, arquitetura e urbanismo, sendo idealizada em tempo recorde, pois levou seis meses para ser concluído. Por seu ineditismo, o projeto de iluminação tem um resultado com potencial internacional.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia