• Click aqui

    Búzios estuda implantação de Centro Técnico de Beach Wrestling



    Atleta olímpico apresentou a nova modalidade de luta de areia em reunião no INEFI


    Na tarde desta quarta-feira, dia 29, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoveu um encontro, no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), com diversos atletas e representantes de associações esportivas do município com o objetivo de apresentar uma nova modalidade de luta – Beach Wrestling – recém-chegada ao país e que deverá ser tema de um campeonato realizado no balneário em abril.
    O evento, promovido no auditório do Cine Teatro, teve a participação do ex-atleta olímpico, Marcelo Portinari, que palestrou aos presentes e falou sobre a parceria com a Prefeitura para a instalação de um Centro Técnico para treinamento do Beach Wrestling. A modalidade consiste em uma luta em pé, dentro de um círculo cheio de areia. Sem luta no chão ou finalização, vence quem conseguir derrubar o oponente, trazendo, em sua essência, a luta olímpica e abrindo espaço para atletas de qualquer luta, tais como: MMA, judô e jiu-jitsu.
    Com 35 anos de carreira e detentor de títulos como tricampeão sul-americano e dez vezes campeão brasileiro de luta greco romana, além da participação em duas olimpíadas, Portinari, que é representante da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), tem o objetivo de que Búzios se torne um celeiro de lutadores na nova modalidade:  
    “Nosso grande objetivo é fazer um CT para luta de praia em Búzios, estendendo-se para várias outras modalidades. Junto com a implantação deste projeto, estamos estudando, com a Prefeitura, realizar um campeonato deBeach Wrestling em abril, durante o feriado de Semana Santa. A Confederação está muito positiva quanto a isso, porque Búzios tem tudo a ver com esporte de praia. Eu, particularmente, gosto demais desta cidade”, explicou o atleta.
    A meta da CBLA e da Secretaria de Esporte e Lazer é realizar o evento na Praia de Geribá, com a participação dos atletas locais que, durante a palestra, foram incentivados a fazerem parte do CT, formando uma equipe buziana deBeach Wrestling, que poderá representar em competições nacionais e internacionais:
    “Existe a expectativa de que a modalidade se torne oficialmente olímpica neste ano e que o Brasil possa sediar a primeira Olimpíada de Praia, onde estarão presentes diversos tipos de esporte, como surf, windsurf, kitesurf, vôlei de praia, lutas, futebol de areia”, completou ele.
    Segundo Secretário de Esporte e Lazer, Marco Ewbank, serão realizados novos encontros com os atletas do município, visando uma parceria para a implantação do centro técnico e preparação do evento, em abril, que será um momento de lazer para todas as idades:
    “Por orientação do Prefeito, vamos fazer um evento para toda a família, como uma oportunidade para atrair mais apoiadores deste tipo de esporte na nossa cidade. Será, também, um momento de integração entre todos os lutadores de Búzios, com regras da Federação Internacional de Luta Amadora”, descreveu o secretário.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia