• Click aqui

    Paciente simula gravidez e passa por cesárea no Hospital da Mulher




    Foto internet.

    Este caso aconteceu na tarde de sexta-feira, 13, no Hospital da Mulher, em Cabo Frio. Uma mulher, que vamos chamar de “Maria” , para não revelarmos o seu nome, de aproximadamente 37 anos,  deu entrada dizendo estar grávida e com um cartão de pré natal todo preenchido e passou por uma cirurgia.  Foi  um caso de Pseudociese ( uma gravidez psicológica ). A paciente se sente grávida, acha que está grávida, mas no fundo sabe que não está e por muitas vezes arma situações para não ser descoberta.
    A “Maria” teve  o início de seu pré natal no Rio de Janeiro. Em Março vieram para Cabo Frio e se estabeleceram em Aquárius, Segundo Distrito,  procurando um melhor atendimento médico. O esposo que também foi enganado,  acreditava que se tratava de uma gravidez de risco e aqui conseguiria mais atendimento.

    Eu estive com a Doutora  Rosalice Almeida, Diretora Geral do Hospital da Mulher e ela deu uma entrevista exclusiva sobre o caso :

    Blog Fique Bem informado – Foi um caso pensado e desenvolvido sozinho?

    Dra. Rosalice – Ela fez o pré natal todo. E toda a vez que a médica pedia a ultra ela não fazia. E para prosseguir com esta situação dizia ao marido que a médica pedia o exame de boca, e que não tinha solicitado o exame por escrito, que é o de praxe, e por isso ela não conseguia fazer . E o marido já correu com ela passando mal,   nesta gravidez,  por 7 vezes no hospital de Rio das Ostras, mas toda a vez que ela entrava no consultório era sozinha. Então o marido, que por conta do trabalho fica muitos dias fora de casa, não sabia o que acontecia. Era a Maria que passava pra ele a informação de seu estado.



    Blog – Ela administrou esta situação, mantendo o marido sem a informação correta ?

    Dra. Rosalice – Exatamente, era assim que ela mantinha este caso .



    Blog – E como ela deu entrada no Hospital da Mulher ? Ela disse que sentia dores ?

    Dra. Rosalice – Ela disse que estava com dor . Apresentou o cartão de pré natal. Segundo ela já tinha passado por duas cesáreas anteriores, que depois nós vimos que não era bem assim. O médico fez as contas, de acordo com o cartão, o bebê já tinha mais de 41 semanas, que é o tempo limite para o nascimento. Então ao examinar, não conseguiu  ouvir o coração da criança. Como o cartão estava todo preenchido corretamente, com pedidos de exames e tudo mais, o médico indicou a cesárea.  Não chegou a fazer propriamente a cesárea, na verdade foi uma laparotomia. Abriu o abdômen e viu que o útero era pequenininho e não tinha criança. Nenhum sinal de gravidez.




    Blog – Antes da operação não foi pedido uma ultra ?

    Dra. Rosalice – Não foi pedido . Ela já estava com o pré natal feito e indicando que estava no limite para realizar o parto de uma criança, passando da hora . Como não ouviram o batimento fetal resolveram que  não daria tempo de pedir uma ultra. Seria o caso do neném entrar em sofrimento.  Feito a cirurgia,  foi grande a surpresa de não encontrar o feto .


    Blog – Vocês falaram com a “Maria” sobre o ocorrido ? O que ela disse a vocês ?

    Dra. Rosalice – Ela não teve reação. Ficou em silêncio.


    Blog – E a família dela ? Foi conversado sobre o ocorrido ?

    Dra. Rosalice – O Marido, um rapaz jovem, aproximadamente 23 anos, afirmou que no ano passado a Maria passou por uma situação parecida. Ela  informou que estava grávida, deu entrada no hospital do Rio de Janeiro para ganhar neném, a criança nasceu mas por complicações tinha falecido. Eu perguntei a ele se ele viu a criança e me disse que não, pois estava de serviço, acho que no exército . Segundo ele, a Maria mandou fotos de uma  criança. Perguntei pelo atestado de óbito disse que não sabia e também não registrou a criança. Então era uma informação totalmente desencontrada. Dando a entender que era um caso semelhante a este. E a Maria tinha uma incisão anterior. Dando a entender que teve esta simulação no ano passado e realizou tudo quando o marido estava trabalhando .


    Blog – Mais algum parente ficou  desconfiado ?

    Dra. Rosalice – Quando eu falei que não tinha neném a sogra falou “ bem que eu desconfiava.”  A sogra disse que estava demorando muito para esta criança nascer . Quando eu questionei, afirmou que esta situação iniciou em dezembro de 2012. Qual é a criança que nasce de 12 meses ?



    Blog – E o tratamento para uma pessoa que passa por este problema ?

    Dra. Rosalice -  Se ela não tiver criado isso por um problema psicológico, pode ter criado para ter mais atenção, para prender uma pessoa perto dela . Deve ter um distúrbio, pois entrar no centro cirúrgico e ser anestesiada não é normal .



    Blog – Quando ela vai receber alta ?

    Dra. Rosalice – Domingo. Pois ela passou por um procedimento cirúrgico desnecessário. Nós pedimos o parecer psicológico para dar apoio e conversar, mas ela não conversa muito .

    Blog – É primeiro caso no Hospital da Mulher ?

    Dra. Rosalice – Neste ano é o segundo caso. Os dois são muito parecido, querem atenção e acabam enganando a muita gente até o médico, pois levam um cartão de pré natal todo montadinho e pronto . Já tive casos de não chegar ao extremo de passar por cirurgia pois deu tempo de pedir ultrassom.  Um outro caso teve uma mulher que falsificou o cartão de pré natal e a ultrassom colocando o nome dela no exame de outra mulher . 


    O hospital da mulher se colocou a disposição da família da Maria para inclusive pedir o prontuário do hospital do Rio de Janeiro, onde deu entrada no ano passado, mas não acharam necessário prosseguir com o caso .

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia