• Click aqui

    Projeto Saúde e Prevenção nas escolas da rede municipal de Arraial do Cabo




    Com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, a Secretaria de Educação de Arraial do Cabo iniciou nesta segunda-feira, 11, o Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal. Os estudantes estão passando por avaliação da Saúde Bucal, Oftalmológica e atualização do Calendário Vacinal.

    As ações foram realizadas no Centro de Especialidades Odontológicas, na Prainha, com os alunos da Escola Municipal Adolpho Beranger Junior. E, até dezembro outras escolas do município estarão participando do projeto que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

    De acordo com a subsecretária de Educação, Marcela Mello, os alunos passarão por ações periódicas de escovação, avaliação do estado de saúde bucal para identificar os que apresentam necessidade de um tratamento. Também será feita triagem de acuidade visual dos alunos (Teste do Snellen) com o objetivo de identificar os que têm problemas visuais, além da atualização da Carteira de Vacina dos alunos matriculados, que terá obrigatoriedade de apresentação na ocasião de matrícula.
    Na Saúde Bucal o trabalho foi coordenado pelo diretor do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Dr. Ronaldo Mota Belmont Junior.

     “O nosso objetivo é contribuir para que as crianças tenham melhor desempenho na escola, e no futuro. A questão da saúde bucal, muitas vezes afeta a autoestima do individuo, por isso está sendo um prazer participar dessa ação e poder contribuir para um futuro melhor para essas crianças”, disse Ronaldo.

    De acordo com as psicólogas Vera Lúcia Barata e Ariete Loreto, responsáveis pelo projeto na área da Educação, de acordo com o resultado, os exames serão encaminhados para os pais para as devidas providências. Sendo que na área odontológica, dependendo da situação, as crianças receberão tratamento no próprio CEO.

    De acordo com a agenda, a avaliação dos alunos segue o seguinte roteiro:
    Dia 18/11 – E.M. Sagrado Coração de Jesus (Morro da Cabocla)
    Dia 25/11 – CIEP 147 – Cecílio Barros Pessoa (Prainha - 2º e 5º ano – EJA)
    Dia 02/12 – C.M. Francisco Porto de Aguiar (Centro)
    Dia 09/12 – CIE 147 – Cecílio Barros Pessoa (Prainha – 2º e 5º ano – EJA)
    -- 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia