HOMENAGEM A CIDADE DE CABO FRIO - CURIOSIDADES - PARTE 4

Em homenagem aos 398 anos de Cabo Frio, inicio uma série de curiosidades sobre a cidade .
Histórias e estórias de um povo vibrante, que muitas das vezes passa despercebido por seus moradores e visitantes. Espero que gostem e se deliciem com as informações .



TEIXEIRA E SOUZA



Você sabia que Antônio Gonçalves Teixeira e Souza era o filho mais velho de um comerciante português, Manoel Gonçalves, e Ana Teixeira de Jesus, uma brasileira de descendência africana.
Em 1825  foi levado para o Rio de Janeiro pelo pai com o objetivo aperfeiçoar os conhecimentos de carpintaria , onde permaneceu até meados de 1830. Voltou para Cabo Frio por conta de uma doença pulmonar .  Em  1840 mudou-se para o Rio de Janeiro e foi trabalhar na Tipografia de uma gráfica , onde publicou o primeiro romance brasileiro : O Filho do pescador, no ano de 1843.

Casou-se em 1846, teve seis filhos, trabalhou como professor, escrivão da primeira Vara do Juízo do Comércio da Corte . Morreu em 1861, aos 49 anos. 

Cópia do livro escrito por Teixeira e Souza.


MAJOR BELEGARD

 Com certeza você já passou na Rua Major Belegard, mas você sabe quem foi esta figura tão importante em nossa cidade ? Ele era representante oficial do Imperial Corpo de Engenheiros. Isto no ano de 1833, ligado diretamente ao Imperador Don Pedro II . Foi o responsável pelo projeto de  reforma na fonte do Itajuru, na época, fundamental para abastecimento de água potável e colonização da cidade, mas morreu ante de realizar o feito


VOCÊ SABIA : Em 1894, o presidente da Câmara de Cabo Frio era Dr. José Antônio Porto Rocha ( que dá o nome a praça ). Foi ele que assinou a autorização das obras de canalização das águas da Fonte do Itajuru, realizadas pelo Engenheiro Adolpho  Linderberg, trazendo água até o centro, colocando várias bicas para atender a população local . Incluía a colocação de um Catavento, canos, bicas ( uma delas inclusive na cadeia pública ) construção de cisternas .

Esta é a foto de Cândida Terra, a primeira mulher a dirigir um carro em Cabo Frio ( Foto : Meri Damasceno ).

Colégio Sagrado Coração de Jesus, 1ª comunhão do poeta Victorino Carriço e do escritor Hilton Massa, no Largo da Matriz. Atual Praça Porto Rocha, década de 1920.


APOIO











Comentários