• Click aqui

    Cidades do interior do Rio estão na lista das com alto risco de dengue

    A Secretaria de Saúde do Estado divulgou nesta terça-feira (19) a listagem dos municípios que apresentam alto risco de infestação pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O levantamento aponta que 11 cidades apresentaram números acima da média, que é de 4%, que são 40 imóveis com foco de mosquito a cada mil. 
    Macaé e São João da Barra, ambos no Norte Fluminense, estão na lista dos município com alto risco. Além deles estão Angra dos Reis, Itaguaí, Japerí, Magé, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Os dados fazem parte da pesquisa mais recente do LIRAa (Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti), realizada por 80 cidades do estado, entre os dias 13 e 19 de outubro.
    Entre os municípios pesquisados, 26 estão em estágio de alerta (com índice entre 1% e 3,9%). As maiores taxas foram registradas em Santo Antônio de Pádua, com 2,6%; Itaboraí (2,4%); Japeri (2,3%) e Itaguaí (2,1%). Cerca de 70% das cidades tem infestação pelo Aedes aegypti abaixo de 1%, índice satisfatório de acordo com o Ministério. Barris, pratos de plantas, garrafas e latas estão entre os criadouros mais comuns, presentes em mais de 60% dos imóveis infestados.
    Durante a 44ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 2 de novembro de 2013) foram notificados 217.885 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 57 óbitos confirmados. Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios.
    Em Macaé, no último levantamento, divulgado no mês passado, foram vistoriados 4.121 imóveis divididos em 47 bairros. Do total de imóveis visitados, em 74 foram encontrados a presença do Aedes aegypti, sendo recolhidas 75 amostras de larvas. Dos 47 bairros, três apontaram estado de risco, 17 em alerta, dois satisfatórios e 25 não encontraram presença de larvas do Aedes aegypti.
    Os três bairros com maior índice de infestação foram Cajueiros (7,3%), Nova Esperança (4,5%) e Ajuda de Cima (4,1%), que apontam estado de risco. No mês de julho as localidades que apresentaram risco foram Novo Eldorado (6,9%), Cajueiros (6,7%) e Ajuda de Cima (5,9%).

    FONTE G1.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia