• Click aqui

    Búzios recebe projeto para envelhecimento saudável e qualidade de vida



    Em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura ofereceu diversos serviços gratuitos na praça de Cem Braças



    A Prefeitura de Búzios – por meio da Secretaria de Saúde - e o Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) – promoveram, nesta quinta-feira, dia 21, na praça principal do bairro Cem Braças, um evento em prol do envelhecimento saudável e qualidade de vida. Das 8h às 15h, foram oferecidos diversos serviços de saúde gratuitos para pessoas com idade a partir de 40 anos, beneficiando uma média de cem moradores da localidade e bairros próximos.
    Denominado Projeto Qualimóvel, o atendimento oferecido em Búzios faz parte de um programa do governo estadual constituído por unidades móveis, que circulam pelos bairros do Rio de Janeiro e cidades interior do Estado, com o objetivo de levar até a população, com dificuldade de acesso, serviços de oftalmologia (refração, tonometria, fundoscopia, fornecimento de óculos, exames pré-operatórios para cirurgia de catarata), odontologia (escovódromo, aplicação de flúor, limpeza de tártaro, pequenas restaurações), massoterapia, e clínico (verificação da pressão arterial e medição da glicose capilar).
    De modo geral, o projeto visa obter resultados positivos com o diagnóstico de problemas como catarata, glaucoma, retinopatia diabética, diagnóstico precoce de patologias cirúrgicas que levam a cegueira, realização de exames pré-operatórios nas indicações de cirurgias oftalmológicas; promoção e acesso à odontologia básica e terapêutica. Até final de dezembro, o programa deverá contemplar 23 cidades em todo o Estado. Búzios é a sétima cidade que recebe o projeto, neste ano.
    Para agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde distribuiu senhas aos interessados nos Módulos de Saúde da Família. Ao todo, 110 pessoas foram beneficiadas com os serviços e 103 receberão óculos, gratuitamente, após a detecção de problemas de vista. A entrega dos aparelhos será realizada no dia 20 de dezembro, na sede da Secretaria.
    O motorista Nilson Duarte, de 63 anos, foi um dos contemplados com os óculos doados pelo projeto. Morador de Cem Braças, ele disse que iniciativas como esta melhoram a qualidade de vida da população:
    “Está sendo ótimo fazer estes exames, pois eu tinha problema de vista mas não tinha como pagar por estes óculos. Com dificuldade para enxergar, andava meio desanimado. Fiquei feliz em ganhar este presente”, disse ele.
    Já a funcionária pública Claudia da Costa, de 45 anos, e também moradora de Cem Braças, disse ter ficado surpresa ao realizar o teste de acuidade visual: “Adorei a médica e achei o teste bem rápido e objetivo. Nem imaginava que tinha problema de vista, apesar das dores de cabeça. Acho que a população deve aproveitar estas oportunidades para cuidar da saúde”, afirmou ela.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia