• Click aqui

    Biblioteca de Arraial do Cabo recebe dezenas de pessoas por dia


    “Hora do Conto” é uma das ações de incentivo a leitura

    A Biblioteca de Arraial do Cabo, que leva o nome do poeta Victorino Carriço, é motivo de orgulho para o município. Com um acervo de 15.512 volumes, o prédio é visitado diariamente por dezenas de pessoas entre crianças, jovens, idosos e estudantes universitários de outras cidades.
    Fundada na década de 70, a Biblioteca Municipal Victorino Carriço funcionou por vários anos, de forma precária, em uma sala pequena no segundo pavimento do Centro Cultural Manoel Camargo, o que dificultava o acesso a deficientes físicos. O material era precário, antigo, e os estudantes tinham dificultava de pesquisar porque não atendia às suas necessidades. Os deficientes visuais também não tinham a menor chance de fazer qualquer pesquisa, uma vez que não havia livros em Braille.
    Reinaugurada em 2010, a Biblioteca Municipal Victorino Carriço passou para uma sala mais ampla, no andar térreo do prédio, e vem realizando projetos de incentivo a leitura como a “Hora do Conto”, com uma contadora de histórias e alunos das escolas municipais do 4º e 5º ano.  O espaço também é cedido para oficinas como a gibiteca e eventos como Noite de Autógrafos.
    Através de um convênio com a Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, com o programa “Livro Aberto” que visa à modernização de bibliotecas públicas, o município recebeu o kit para modernização e revitalização da biblioteca local. E entre os milhares de livros que recebeu, está a Revista Brasileira para Cegos que tem um lugar especial na estante, com 35 exemplares e totalmente em Braille.
    De acordo com a bibliotecária responsável, Vanda Rohen, todas essas ações conseguiram trazer para o município o registro de biblioteca oficial de nº 1243 junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia.
    “É um trabalho gratificante saber que estamos ajudando no incentivo a leitura. O interessante é ver que é possível resgatar crianças de rua através dos livros. É um espaço aberto a todos”, disse Vanda.
    A Biblioteca Municipal Victorino Carriço já recebeu cerca de 2546 frequentadores neste ano e também possui 64 CDs e 287 DVDs educacionais em seu acervo. Está situada na Av. da Liberdade, ao lado da Prefeitura Municipal, no prédio do Centro Cultural e atende ao público de segunda à sexta-feira das 8h às 20h.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia