• Click aqui

    Aulas gratuitas de Tai Chi Chuan são oferecidas em Arraial do Cabo


    Centenas de idosos participam de atividades do Programa Melhor Idade da Secretaria de Assistência Social

     O Programa Melhor Idade, desde sua reformulação a 5 anos, tem beneficiado centenas de idosos cabistas. A Prefeitura de Arraial do Cabo através da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza diariamente atividades físicas e artísticas para pessoas acima de 50 anos, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
    De acordo com a coordenadora do Programa Melhor Idade, Bilsa Leal, a equipe conta com 11 profissionais entre fisioterapeutas, psicólogo, professores de educação física, dança e artes manuais, massoterapeuta, nutricionista, auxiliar administrativo e enfermeiro.
    “O Programa melhora a qualidade de vida, tira os idosos do sofá e de dentro de casa, além de resgatar a vida social. Nós também realizamos passeios culturais, bailes dançantes e fisioterapia em grupo”, disse Bilsa.
     Um exemplo do bom trabalho realizado é o Tai Chi  Chuan que é uma prática física e mental de origem chinesa. Segundo um dos professores do Melhor Idade, Ricardo Machado, a atividade é ideal para os idosos que acabaram de sair do sedentarismo e, além de outros benefícios, trabalha o equilíbrio e a respiração.
    “O Tai Chi Chuan é uma grande ferramenta contra quedas, por que trabalha com o fortalecimento de membros inferiores, o equilíbrio e o alongamento, que são os três principais agentes que levam a pessoa idosa a cair e, consequentemente, ter possíveis fraturas. Por isso, este exercício é muito indicado para pessoas nessa faixa etária, por ser uma atividade relativamente fácil”, explicou o professor.
    Arlete Bragunci, de 64 anos, pratica Tai Chi Chuan efetivamente. Segundo a aluna, além de melhorar sua saúde a atividade aproxima as pessoas.
    “Na nossa idade precisamos de atividades e aqui sempre tem as viagens, os passeios e os bailes. Eu gosto muito e a gente acaba pegando amizade com a diretoria, com os professores”,
    Para participar das atividades, que são gratuitas, é necessário ter mais de 50 anos, ser morador de Arraial do Cabo e levar atestado médico. A inscrição é realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Avenida Luiz Correa, na Praia dos Anjos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia