• Click aqui

    HOMENAGEM A CIDADE DE CABO FRIO - CURIOSIDADES 2 - FOTOS ANTIGAS.

    Em homenagem aos 398 anos de Cabo Frio, inicio uma série de curiosidades sobre a cidade .
    Histórias e estórias de um povo vibrante, que muitas das vezes passa despercebido por seus moradores e visitantes. Espero que gostem e se deliciem com as informações .

     VOCÊ SABIA ?

    O ANJO CAÍDO

    Um dos monumentos históricos mais conhecidos de Cabo Frio é o Anjo Caído, no Canal do Itajuru . Ele é uma réplica  de uma estátua grega chamada Vitória da Samotrácia e foi erguida em 1907, em tributo a Leger Palmer,  que foi homenageado por seu empreendedorismo batizando o canal com o seu nome ( Canal Palmer ).
    Curiosidade : Ela servia como um farol. Em suas mãos era colocado um lampião para orientar as balsas de sal, onde ficava a entrada dos canais recém abertos. Com o movimento das marés, suas estrutura tombou e criou-se o apelido que virou nome – Anjo Caído .  Chegou a ficar submersa em 1979 e foi restaurada pelo então Conselheiro Municipal de Cultura de Cabo Frio, Professor Edilson Moreira Lopes Duarte. A segunda restauração foi feita em 2002 pelo artista cabofriense  Zé de Cano.



    “PIU” O PRIMEIRO SURFISTA DE CABO FRIO

    Eduardo Pimenta ( Foto Facebook )  era cabeludo e fez biologia, quase que forçado pelos pais. Hoje é um grande profissional. 

    Evangelus Pagalidis junto com a amiga Olivia Pereló. ( foto Facebook  Evangelus) .

    Primeira vez que uma Etapa do campeonato de Surf foi realizado na Praia do Forte em 1978. 
    Foto Facebook Evangelus .



    Com um litoral tão belo e enaltecendo nossos atletas quero fazer uma homenagem aqueles que iniciaram a prática de surf em nossa cidade . Quero citar aqui Dodofo e Faustinho Marques, Lenilson Barbosa, Terry Jotha, Marquinho Rodrigues, Ângelo Barbosa, Ricardo Guimarães ( Kaká  que tem uma loja de eletrônicos na Galeria Titã ), Manuca,  Celinho Ferreira, Luis Gonzaga ( Is ) , Antônio Henrique ( Neném ), Evângelos Pagalidis, Camarão, Everardo, Eduardo e Pedro Pimenta, Jacaré, Miguel Cury ( já falecido ), Gilbeto Pereló, Gugu, Camilo Burle, Sérgio Povoas e outros .
    Mas na década de 40 um surfista chamado Aspino Loyola, que era surdo-mudo se destacava nas águas da Praia do Forte . Por mais que se esforçasse pela forma oral, o único som que fazia era “piu”. Ganhou carinhosamente o apelido de “Piu”. Ele foi operador de filmes do Cine Teatro Recreio e era um excelente profissional. Além do surf era um acrobático ciclista a despertava a admiração de todos .

    VOCÊ SABIA :   Na época dos filmes mudos, havia uma pianista no Cine Theatro Recreio que tocava as músicas conforme as cenas dos filmes e a sua criatividade  . A primeira pianista foi Maria Carlota Sá Pereira. Com o seu falecimento, a jovem Cacilda Santa Rosa ( Parente de Elsinha Santa Rosa ) assumiu o trabalho e permaneceu no cargo por muitos anos .



    Fonte : Professor Célio Guimarães 

    APOIO





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia