• Click aqui

    HOMENAGEM A CIDADE DE CABO FRIO - CURIOSIDADES 1

    Em homenagem aos 398 anos de Cabo Frio, inicio uma série de curiosidades sobre a cidade .
    Histórias e estórias de um povo vibrante, que muitas das vezes passa despercebido por seus moradores e visitantes. Espero que gostem e se deliciem com as informações .


    PONTE FELICIANO SODRÉ .

    Dr. Feliciano Sodré - Foto Wikipédia.

    Antes da Ponte Feliciano Sodré, no dia 7 de julho de 1898, foi inaugurada uma Ponte sobre o canal do Itajuru, que recebeu o nome de Dr. Miguel de Carvalho. Nome sugerido por  Jonas Garcia e Dr. Porto Rocha, na época políticos influentes . Esta ponte caiu durante a sua  manutenção em 1920.
    A Ponte Feliciano Sodré foi inaugurada no ano de 1926. Recebeu este nome após um impasse político . O Macaense, Dr. Feliciano Sodré, era Presidente do Estado do Rio de Janeiro e foi responsabilizado pelo Governador de Cabo Frio, Anastácio Novellino, de recolher materiais que seriam utilizados na construção da ponte e na estrada que liga Cabo Frio a São Pedro. Este impasse gerou a cassação de Anastácio Novellino. Contornada a situação, Dr. Feliciano Sodré ordenou a construção da ponte que recebeu o seu nome .


    JOSÉ PAES DE ABREU

    Com certeza você já passou pela Rua José Paes de Abreu. Ele foi um homem de visão. Era português, nasceu em 1888, chegou ao Brasil em 1906. Veio para Cabo Frio em 1917, a serviço de uma empresa do Rio de Janeiro, comprar sal . Se estabeleceu aqui, abriu uma empresa de transporte marítimos de passageiros, que levava as pessoas até Iguaba Grande . Suas embarcações ancoravam na Estação de Embarque, que foi construído pelo Presidente da Câmara, Manoel Lopes da Guia. Anos mais tarde, José Paes de Abreu comprou dois ônibus que faziam a ligação do município até Iguaba. Ainda pensando no futuro, vendo a abertura de ruas e estradas, pegou um empréstimo com o proprietário da Fazenda Campos Novos e abriu uma agência de carros da marca Ford, que funcionava na Rua Major Belegard.


    VOCÊ SABIA QUE
     A primeira mulher a dirigir um carro,  na cidade de Cabo Frio, foi Cândida Terra, filha do Major Terra. Era um automóvel Ford, comprado de José Paes de Abreu .

    APOIO 




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia