• Click aqui

    Sábado é dia de Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica


    Praça Porto Rocha terá tenda de vacinação e ação educativa. Cabo Frio terá 40 postos em diversos pontos da cidade.

    Sábado (21/9) é dia de levar cães e gatos para serem vacinados contra a raiva. A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por intermédio do Departamento de Vigilância Ambiental, realizará a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. A ação acontecerá em 40 postos espalhados pelo município, inclusive no distrito de Tamoios, das 8h às 17h.

    Segundo a médica veterinária, do departamento de Vigilância Ambiental de Cabo Frio, Rosana Ayako, a expectativa é de que cerca de 30 mil animais sejam vacinados. O departamento recebeu 31 mil doses da vacina para realização da campanha.

    - Contamos com a ajuda da população para afastar de vez essa doença dos nossos bichinhos. É muito importante que todos levem seus animais para serem vacinados. A raiva é uma doença fatal e pode ser transmitida ao homem – alertou a médica veterinária.

    Um dos pontos de vacinação, além de escolas e postos de saúde, será a Praça Porto Rocha, que terá uma tenda montada para a realização da campanha. Além da vacinação, haverá também ação educativa sobre zoonoses, além de sorteios e brindes para os animais. Em Cabo Frio serão 40 postos de vacinação; sendo dez em Tamoios, que também contará com a ação.

    Devem ser vacinados os cães e gatos com mais de três meses de idade. Os animais que já receberam a dose na campanha realizada em março também poderão ser vacinados novamente.

    Os donos devem ficar atentos aos cuidados ao levarem os animais para a vacinação como: levá-los em coleiras, com focinheiras (para o caso de cães mais bravos), além de serem conduzidos por pessoas que possam controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina.

    Sobre a raiva
    A raiva é uma doença infecciosa aguda que uma vez instalada é quase sempre fatal. É causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais mamíferos domésticos ou selvagens, cães, gatos, macacos, morcegos, inclusive o homem. A transmissão da raiva acontece através da saliva do animal contaminado pelo vírus, através de lesão da pele do novo hospedeiro.

    Segundo dados do Ministério da Saúde, no período de 1990 a 2009, foram registrados no Brasil 574 casos de raiva humana, nos quais, até 2003, a principal espécie transmissora foi o cão. A partir de 2004, porém, o morcego passou a ser a principal fonte de transmissão de raiva no Brasil.

    Pontos da Campanha de Vacinação Antirrábica:

    Cabo Frio:

    ESF Jardim Náutilus
    ESF Vila do Sol
    ESF Praia do Siqueira
    ESF Peró
    ESF Cajueiro
    ESF Gamboa
    ESF Jacaré
    ESF Monte Alegre
    ESF Boca do Mato
    ESF Porto do Carro
    ESF Caminho de Búzios
    ESF Parque Burle
    ESF Tangará
    ESF Guarani
    ESF Jardim Caiçara
    Posto de Saúde do Itajuru
    E. M. Zélio Jotha
    E. M. Leaquim
    E. M. Durval Silva
    E. M. Jardim Esperança
    E. M. João Rocha
    E. M. Lair Dias Gago Pereira
    E. M. João Bessa
    E. M. Américo Vespúcio
    E. M. Waldemira Thereza de Jesus
    Sub Prefeitura do Jardim Peró
    Associação de Moradores do recanto das Dunas
    Garagem da Antiga Prefeitura
    Associação de Moradores da Vila do Ar
    Praça Porto Rocha

    Tamoios:

    ESF São Jacinto
    ESF Botafogo
    ESF Campos Novos
    ESF Maria Joaquina
    ESF Florestinha
    ESF Angelim
    ESF Pacheco
    ESF Nova Califórnia
    Ginásio Poliesportivo – Santo Antônio
    Praça de Unamar

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia