Prefeito Sabino falando sobre as conquistas, sendo observado pelo Ministro Crivela
Pescadores de diversas colônias do Estado, autoridades e especialistas do setor se reuniram para o lançamento do Programa Estadual de Saúde e Segurança do Pescador nesta sexta, 13, em Rio das Ostras. O prefeito Sabino recebeu o Ministro Marcelo Crivella e o secretário estadual da Pesca, Felipe Peixoto para dar início ao Programa, que foi criado a partir da experiência bem-sucedida do projeto de saúde dedicado ao pescador implantado pelo Município em junho deste ano.
O senador Crivella elogiou o empenho da Administração Municipal em valorizar a pesca e o pioneirismo da Prefeitura na criação de um projeto de saúde específico para os pescadores, com ações preventivas e horários diferenciados de atendimento na unidade de saúde, de acordo com a realidade da categoria.
“Que satisfação ver a paixão com a qual o prefeito Sabino fala sobre a pesca e os pescadores desta cidade. O projeto de Rio das Ostras é muito bom, uma ótima ideia que quero levar para todo o Brasil”, disse o ministro.
Em um discurso emocionado, Sabino lembrou sua relação de afeto com a pesca, que começa desde o nascimento em uma família de pescadores até sua luta em defesa da valorização da atividade, como prefeito e como deputado estadual. Em um retrospecto da sua vida pública, falou da sua atuação definidora para a criação da Secretaria Estadual da Pesca. Com orgulho, mostrou ao ministro o pescador representado no brasão do Município e lembrou a letra do hino de Rio das Ostras, que mostra esse trabalhador como o representante do povo local.
SAÚDE DO PESCADOR – Como dito pelo secretário estadual de Pesca, Felipe Peixoto, na solenidade, o programa lançado reproduz para todo o Estado a iniciativa da Prefeitura. “Quando conheci o projeto de Rio das Ostras eu pensei logo que precisávamos levar essa iniciativa a outras cidades”, afirmou o secretário.
Muito aplaudida pela plateia, a secretária Municipal de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, esclareceu que o projeto dedicado ao pescador é o primeiro de uma série de projetos voltados para a saúde dos trabalhadores, em seus diferentes segmentos.
O projeto do Município oferece consultas de clínica geral, odontologia, exames laboratoriais e vacinação. A iniciativa busca envolver também os familiares. O projeto inclui rodas de conversa entre os técnicos de Saúde do Trabalhador e os pescadores, sobre cuidados de saúde e práticas de segurança em seu ofício.
O pescador Leonardo dos Santos vive da atividade há mais de 35 anos e acha que o projeto está evitando doenças e até morte dos que vivem da pesca na cidade. “Já fiz vários exames e passei pelo atendimento do médico. Foi bom porque eu descobri que precisava me cuidar melhor. E tinham vários pescadores que quando procuraram o médico descobriram até doenças graves”, contou.
Lucio Alves, pescador de Araruama, da colônia Z-28, veio especialmente para o evento. Aqui ele conheceu a experiência de Rio das Ostras e se disse satisfeito por assistir a valorização da categoria. “Hoje os pescadores vivem a esperança de dias melhores”.
SEMINÁRIO – Antes da cerimônia, os pescadores participaram de um seminário promovido pelo Governo estadual em parceria com a Prefeitura. Temas como aspectos históricos da pesca, saúde, segurança e direitos trabalhistas dos pescadores foram apresentados e debatidos nos painéis.
Os pescadores ainda receberam kits com mochila, camiseta, protetor solar, capa de chuva, luvas e outros materiais de proteção.
PRESENÇAS – Prestigiaram o lançamento do Programa, além de pescadores de cidades como São João da Barra, São Fidelis, Paraty, Campos, autoridades como o vice-prefeito Gelson Apicelo, o presidente da Câmara Municipal, Alzenir Mello, o presidente da colônia Z-22, Abraão de Souza, representantes do Ministério do Trabalho, Marinha, Fiperj, Fiocruz, Petrobras, além de vereadores de Rio das Ostras e de outros municípios e secretários de governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário