
O presidente da Acia, Walmir Leal Porto, comandou o debate, que contou com a presença do prefeito Alair Corrêa, do delegado da 126ª DP, Luiz Claudio Cruz, do comandante do 25º BPM, tenente-coronel Samir Vaz, do comandante do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, tenente-coronel Rodrigo Bastos, do Secretário de Ordem Pública (responsável pela Guarda Municipal), Adalberto Porto e do deputado estadual Janio Mendes. Também estiveram presentes representantes da OAB, da Câmara Municipal de Cabo Frio e do Conselho Comunitário de Segurança.

Após a leitura do documento, o comandante da PM, tenente-coronel Samir Vaz, fez uma apresentação dos números estatísticos da PM, e pediu que os empresários façam o registro da ocorrência para que esses casos de roubos e furtos passem a fazer parte da estatística. “Sem ocorrência não tem como a PM criar um plano de segurança” – explicou.
Já o delegado Luiz Claudio trouxe boas notícias: a criação de um canal direto entre a delegacia e o empresário através de uma parceria via Acia.
- Através deste canal, o empresário vítima de assalto ou furto passará a comunicar o fato à Acia, e a Acia é quem agendará um horário conosco para o atendimento a este empresário. Desta forma acabamos com um dos problemas relatados neste documento que a Acia nos apresentou, sobre a demora para o registro, e o empresário já deixa a delegacia com a cópia do RO nas mãos – anunciou Luiz Claudio, lembrando que “quem tiver câmera de segurança deve apresentar, na delegacia, no horário agendado, uma cópia em DVD das imagens para adiantar o trabalho de investigação”. A novidade começa a valer a partir desta quarta-feira (dia 26), e o contato direto com a Acia poderá ser feito pelo telefone (22) 2647-6333.
Quem também trouxe boas notícias foi o Secretário Municipal de Ordem Pública, Adalberto Porto. Ele contou que a Prefeitura já está fazendo um estudo para instalar 30 câmeras de monitoramento em vários pontos da cidade. Com isso ele espera inibir a ação dos marginais. Para o presidente da Acia, Walmir Leal Porto, o debate teve um saldo bastante positivo.
- De uma forma geral percebemos que os empresários ficaram satisfeitos com as novidades que foram anunciadas, e se comprometeram a dar um crédito de confiança aos órgãos de segurança – comentou.
E os empresários gostaram, mesmo. Amélia Porto Cardoso possui duas lojas de moda praia na Gamboa, e reclama que os turistas estão começando a evitar o local devido aos vários assaltos.
- Depois desta reunião percebi que finalmente o empresário tem alguém para lutar pelos seus direitos, que é a Acia. E fiquei feliz em ver que todas as nossas reivindicações foram apresentadas e que algumas já serão prontamente atendidas. Já consigo, até, me sentir um pouco mais segura e confiante – comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário