• Click aqui

    Secretaria de Saúde de Cabo Frio realiza Campanha do Dia Mundial sem Tabaco


    Moradores poderão fazer a Prova de Função Pulmonar para avaliar a capacidade respiratória dos pulmões

    O Programa de Controle do Tabagismo, da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, irá realizar na próxima segunda-feira (27/5), a Campanha do Dia Mundial sem Tabaco. O evento acontecerá no ESF (Estratégia de Saúde da Família) do bairro Florestinha, em Unamar, de 9h às 15h30.

    A campanha será realizada em parceria com a Associação de Pacientes com DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, e contará com a presença de parte da equipe do Programa de Controle do Tabagismo de Cabo Frio.

    Durante o evento, a equipe do programa distribuirá material informativo e também esclarecerá dúvidas dos participantes. Os moradores poderão ainda fazer a Prova de Função Pulmonar, que, segundo Renata Moura, coordenadora do programa, é capaz de avaliar a capacidade respiratória de fumantes ativos ou passivos.

    - É um exame simples e, com apenas um sopro, nós podemos saber a idade do pulmão do paciente, e ainda, o nível de comprometimento do órgão, em função do vício do cigarro, ou da convivência com fumantes, explicou a coordenadora.

    Os pacientes que forem diagnosticados com doença pulmonar obstrutiva crônica serão encaminhado ao Programa de Controle do Tabagismo. O ESF Florestinha fica localizado à Rua Espera Feliz, s/n°, em Unamar.

    Programa de Controle do Tabagismo
    O Programa do Controle do Tabagismo é um grupo de apoio a pessoas dependentes do cigarro. O tratamento conta com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por pneumologista, clínico geral, psicólogo e enfermeiro.

    Em reuniões semanais, realizadas durante um mês, os pacientes participam de palestras e grupos de ajuda para deixar o vício. Após os encontros, se necessário, o paciente inicia o tratamento com uso de medicamentos durante de três meses. O programa forma por ano, em média, oito grupos de 20 pacientes.

    As pessoas que quiserem fazer o exame ou conhecer o programa, devem procurar atendimento às segundas e terças-feiras, a partir das 14h, na sala 5 do PAM, no bairro São Cristóvão.

    Dia Mundial sem Tabaco
    O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 31 de maio. Todos os anos, a OMS marca a data destacando os riscos da saúde associados ao uso do cigarro e defendendo políticas eficazes para combater o consumo do tabaco.

    Este ano, o tema para o Dia Mundial sem Tabaco é a proibição de publicidade do tabaco, promoção e patrocínio. No Brasil, a Lei 12.546 de dezembro de 2011, ampliou para os locais de venda a proibição da propaganda de produtos de tabaco, que já existia desde 2000 nos meios de comunicação (jornais, televisão, rádio). O patrocínio de eventos culturais e esportivos pelas marcas de produtos de tabaco também está proibido.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia