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    Alunos do 5° e 9° da rede pública de ensino passam por avaliação do Saerj



    Conhecimento, desempenho, nível de aprendizado e áreas em dificuldades são alguns dos itens avaliados em prova
    Os alunos da rede pública de ensino de Iguaba Grande participaram nesta semana da Avaliação da Educação do Estado, o Saerjinho. A provinha visa analisar o conhecimento dos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental, nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática. Os primeiros 40 alunos do município com melhor desempenho na prova serão premiados pelo Governo do Estado.
    A proposta é uma adesão das escolas junto à Secretaria Estadual de Educação, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IdebSistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), através da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Iguaba Grande.
    O Saerj funciona como uma avaliação externa censitária do 5° e 9° do ensino fundamental, além da 3° série do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), programa Ensino Médio Inovador (EMI) e curso normal, em larga escala.
    A avaliação do desempenho dos alunos, que produz diagnóstico educacional do Estado, regionais e por unidades escolares, permite ao Governo Estadual a formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas educacionais.
    A avaliação educacional acontece pelo primeiro ano com estimativa interna (escola) e externa (sistemas) das escolas municipais. Na avaliação interna, parte do processo de aprendizagem é por meio de provas abertas, objetivas, observação, registro e portfólio, da teoria clássica. Na externa depende do desempenho dos alunos com testes de proficiência e questionários contextuais, da teoria da resposta ao item.
    De acordo com o Estado, o objetivo da avaliação é contribuir para melhorar a eficiência do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar, além de aferir o desempenho dos alunos, identificar os fatores que interferem no desempenho e acompanhar ao longo do tempo a qualidade da educação ofertada.
    Segundo a professora e coordenadora do Saerjinho em Iguaba, Karla Priscila Matos, nove escolas municipais da cidade passam pela avaliação, entre eles, o Colégio Municipal Alice Canellas, que foi o polo para receber o processo. “A partir da avaliação diagnóstica nas escolas será constatado o grau de conhecimento do aluno através do seu desempenho na prova. Isso nos possibilitará tomar conhecimento sobre as áreas de dificuldades dos alunos e melhor atendê-lo a partir de suas deficiências escolares” esclareceu.
    TEXTO: INGRED JÓIA
    FOTOS: RENATO LEAL

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