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    Marcação de consultas de Cabo Frio terá novas regras



    Mudanças visam melhor atendimento à população



    A partir do próximo dia 11, as Centrais de Marcação de Consultas do PAM de Cabo Frio e Jardim Esperança sofrerão alterações. As mudanças serão aplicadas com o objetivo de melhorar o atendimento à população, visando acabar com as filas para marcar uma consulta.

    Uma das principais mudanças será a marcação da primeira consulta médica, que passará a ser sempre com um clínico geral. Será este profissional que, se necessário, encaminhará o paciente para o especialista. Segundo o diretor do PAM, Antonio Marcos Durães, o quadro de médicos clínicos foi reforçado para atender a essa demanda.

    - Não será mais possível marcar uma consulta com especialista sem o encaminhamento do clínico geral. Essa é uma maneira de fazer com que as consultas marcadas com os médicos especialistas sejam para pacientes que realmente necessitam daquele tipo de médico. Antes, havia especialidades que não precisavam de encaminhamento e isso fazia com que consultas desnecessárias fossem marcadas, informou.

    Outra mudança será com os pacientes que já estiverem em tratamento com um médico especialista há pelo menos seis meses. Na nova regra, essas pessoas poderão marcar apenas mais uma consulta com esse mesmo médico, que apontará o tempo de retorno dessa pessoa. O mesmo acontecerá com o clínico geral que também indicará o tempo de retorno do paciente.

    As restrições para marcação de consultas para parentes e terceiros serão mantidas. Para agendar para parente somente será possível com a apresentação de documentos de identificação originais que comprovem o grau de parentesco entre as duas pessoas. A marcação para terceiros só será permitida nos casos de menores de idade com certidão de nascimento, autorização ao portador ou portadores de necessidades especiais.

    - Estamos pedindo às pessoas que utilizam os serviços da Central de Marcação que se informem nas nossas unidades sobre as mudanças. Todas as medidas que estamos adotando são para melhorar o atendimento e para acabar definitivamente com as filas na nossa Central. Sabemos que ainda há muito o que fazer e por isso estamos tentando outras formas de trabalho para que a população não deixe de ser atendida, explicou o diretor.

    A Secretaria de Saúde informa ainda que no prazo de 15 dias, o sistema informatizado de marcação de consultas já estará funcionando em algumas unidades de ESF – Estratégia de Saúde da Família (antigos PSFs).

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