• Click aqui

    Prefeitura de Búzios prestigia lançamento de livro sobre história negra na Região dos Lagos





                    Foi realizado na tarde da quinta-feira, dia 22, no bairro da Rasa, o lançamento do livro “José Gonçalves da Silva a nação brasileira: o tráfico ilegal de escravos do antigo Cabo Frio”, da historiadora e museóloga, Nilma Accioli. O evento contou com a presença do Vice-Prefeito Carlos Alberto Muniz, representando o Prefeito André Granado, e do Presidente da Câmara Municipal, Leandro Pereira, dentre outras autoridades municipais. A obra é o primeiro registro sobre a história do tráfico ilegal liderado por José Gonçalves no Brasil e teve pré-lançamento realizado no dia 30 de novembro do ano passado no Museu do Ingá, em Niterói (RJ).
                Editado pela Imprensa Oficial, o livro foi escrito durante três anos, com pesquisas extensas na Biblioteca Nacional, no Arquivo do Rio de Janeiro e no Arquivo Distrital do Porto, em Portugal. Segundo o Vice-Prefeito, o objetivo é distribuir a obra pelas escolas do município, por meio de uma iniciativa que uma história, cultura e educação:
                “Eu tenho certeza de que não deve haver nenhum registro dos quilombolas aqui. O Brasil é um país muito rico mas que não possui, infelizmente, um registro precioso do seus antepassados. Um povo que não conhece sua história está fadado a repetir eternamente os mesmos erros. Vamos fazer uma parceria pelas Secretarias de Educação e de Cultura, para que este livro chegue às escolas, para que o negro buziano tenha a oportunidade de entender os mecanismos, as dificuldades porque passou a comunidade negra. Este processo vai contribuir para que o negro buziano tenha noção do seu valor e da sua inserção na sociedade. E a liderança negra jovem terá um grande conhecimento para defender seus direitos, conhecendo o que passou seus antepassados”, disse ele. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia