• Click aqui

    Arraial do Cabo realizou seminário para moradores da Cabocla e Boa Vista


    Nesta segunda-feira (21), o Cinema Municipal foi palco do seminário “Visão de Futuro dos Bairros Altos – Morro da Boa Vista e Morro da Cabocla”. O evento foi realizado pela Prefeitura de Arraial do Cabo através da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, junto com o ITERJ - Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro. 
    O evento foi aberto ao público e contou com a participação do secretário de Governo, Walter Cardoso, do secretário de Assistência Social, Wagner Lima, de representantes do ITERJ e da empresa Kall, de profissionais especializados, tais como advogados, arquitetos, urbanistas, engenheiros e assistentes sociais, além de entidades e lideranças comunitárias, que ficaram disponíveis para dar qualquer esclarecimento e propor sugestões para a população.
    Na ocasião foi apresentando o Plano de Desenvolvimento Comunitário Sustentável para os bairros altos de Arraial do Cabo, onde o Sociólogo e palestrante do seminário, Paulo José Ribeiro Magalhães, após ouvir os moradores dessas localidades, fez uma avaliação e concluiu que essas comunidades, uma vez organizadas, podem obter grandes lucros nos seus ambientes de trabalho.
                - A tendência da comunidade local seria ter restaurantes com comidas típicas aproveitando o visual e agregar isso a outro tipo de comércio como, por exemplo, moda praia, bijuteria e entre outros – comenta Paulo.

                Após ouvir os moradores, Paulo descobriu uma vertente econômica, onde ele sugere a implantação de uma Cooperativa, uma vez que o sociólogo percebeu que muitos moradores dali trabalham em praias.
    - Funcionaria da seguinte maneira: os trabalhadores venderiam seus produtos na praia normalmente, porém o custo dos produtos seria menor, fazendo com que a renda dos mesmos aumentasse - explica Paulo Magalhães, acrescentando ainda, que essa cooperativa pode ter uma marca.
    Para o secretário de Habitação, Gontran Carvalho, os dados levantados pelo sociólogo foram surpreendentes.
    - Estou surpreso em relação a essas informações. Parabenizo o trabalho de toda a equipe. Fico feliz em ver que essa parceria com a Secretaria de Habitação do Estado deu certo. Nosso objetivo principal é obter informações que trarão melhores condições de vida para os moradores dos morros da Boa Vista e Cabocla – disse Gontran. Ele informou ainda que esse projeto vai ser estendido para outras localidades do município, como Monte Alto, Figueira, Pernambuca, Sabiá, Parque das Garças e Parque das Gaivotas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia