• Click aqui

    Cabo Frio prorroga inscrição para eleição do Conselho Tutelar


    Novo prazo será de 12 a 23 de junho. Eleição acontece em outubro

    Quem fez a inscrição para a eleição dos Conselhos Tutelares de Cabo Frio e Tamoios, mas ficou devendo algum documento, tem até o próximo dia 23 para regularizar a situação e efetivar a inscrição. A decisão foi tomada esta semana por todos os integrantes da Comissão Especial Eleitoral que organiza o pleito através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cabo Frio (CMDCA), e ganhou apoio da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude com o objetivo de garantir que a eleição tenha número de candidatos suficientes para ocupar as vagas de titulares e suplentes, sem gerar prejuízos às políticas protetivas de crianças e adolescentes em todo o município.

    Oficialmente o prazo de inscrição terminou no último dia 3 de junho. Foram 30 candidatos inscritos pelo primeiro distrito, e 18 pelo segundo, totalizando 48 inscritos. No entanto, apenas 32 conseguiram entregar a tempo toda a documentação exigida em edital.

    – Como são 10 vagas para cada distrito, sendo cinco titulares e cinco suplentes, a recomendação da Promotoria é de que tenhamos pelo menos o dobro de inscritos por vaga oferecida, ou seja, teríamos que ter um total mínimo de 40 candidatos, sendo 10 para o Centro e 10 para Tamoios. Numa avaliação mais ampla, até superamos esse número, mas ao analisar a documentação dos candidatos, percebemos que em Cabo Frio somente 19 estavam com a documentação correta, e que em Tamoios esse número foi ainda menor: apenas 13 candidatos estão com a documentação completa – explicou Renato de Carvalho, secretário municipal da Criança e do Adolescente e membro da comissão especial de eleição.

    Renato de Carvalho lembra ainda que, dentro deste novo prazo, o CMDCA de Cabo Frio estará aceitando novas inscrições desde que elas estejam com todos os documentos necessários.

    – No geral, percebemos que cada candidato está devendo apenas um documento, ou fez a inscrição utilizando protocolos de documentos, o que não é aceitável e poderia gerar impugnação da candidatura. E como o processo tem várias fases eliminatórias, entendemos que seria um risco para manutenção das políticas protetivas de crianças e adolescentes dar andamento aos trâmites com esse número reduzido de candidatos que conseguiram reunir todos os documentos previstos em edital porque poderíamos, no fim, ter menos candidatos do que vagas na fase da eleição propriamente dita, em outubro. Quem estiver devendo qualquer certidão até o fim deste novo prazo, estará automaticamente impugnado – alertou Renato.

    Por conta desta prorrogação, vários prazos previstos em edital foram modificados, e um novo documento já está sendo publicado e será disponibilizado no blog do processo eleitoral (www.conselhotutelar2016.blogspot.com). No entanto, os novos candidatos ainda podem consultar o edital antigo (disponível no blog) para saber quais os documentos necessários para fazer a inscrição, ou comparecer pessoalmente na sede do CMDCA, na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, no Braga, no centro administrativo da Prefeitura, de segunda à sexta, das 10h às 16h. A eleição será no dia 4 de outubro em todo o país.

    Integrantes da Comissão Especial de Eleição:
    Cristiane Bento Zotich da Silva (representante não governamental - Acia)
    Rosa Marques Brandão de Oliveira (representante não governamental – ONG Cajef)
    Sandra dos Santos Siqueira (representante governamental)
    Renato de Carvalho Macedo (representante governamental)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia