• Click aqui

    Rioprevidência: 'prova de vida' de inativos e pensionistas deve começar em abril.



    O Rioprevidência iniciou, em janeiro, o processo de implementação da cobrança da “prova de vida” a aposentados e pensionistas. Testes estão sendo feitos desde início do ano para colocar em prática a verificação. A cobrança efetiva deve começar a partir de abril, após a veiculação de informes em redes sociais, em meios de comunicação, nas páginas oficiais do governo, nos contracheques e por SMS ressaltando a necessidade de ser comprovar o direito ao provento como inativo. Ao todo, 256.573 inativos terão de realizar a “prova de vida”.

    A necessidade da comprovação nunca foi adotada pelo fundo estadual. Desta vez, porém, o Estado do Rio decidiu incluir a “prova de vida” como uma das atribuições vinculadas a operação da folha de pagamento dos servidores. O termo foi inserido no processo de licitação realizado em julho de 2017, que teve o banco Bradesco como vencedor.

    O mecanismo de comprovação vai funcionar da seguinte forma: os segurados terão de realizar a “prova de vida” no mês em que fazem aniversário. O registro será feito na agência bancário cujo o aposentado ou o pensionista possui conta ou em uma agência do banco Bradesco. Caso o inativo não faça o cadastro, o pagamento será suspenso já no mês seguinte a não realização da “prova de vida”. Para voltar a ter direito ao provento, basta fazer o cadastro a qualquer momento após a suspensão.

    O Rioprevidência reforçou que notificações que já foram realizadas não são válidas. Somente quando for anunciado a cobrança da “prova de vida” é que serão feitas as validações dos registros, ou possíveis cancelamentos no pagamento.

    — Alguns municípios já estão fazendo. O inativo escuta que corre o risco de ficar sem aposentadoria ou pensão, e acha que já está valendo a cobrança — explicou Reges

    Se começar em abril, a “prova de vida” não será cobrada aos nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. As validações serão feitas a partir de 2019, em processo contínuo.

    Fonte Extra on line.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia