• Click aqui

    Saiba como manter as receitas de fim de ano saudáveis.



    As festas de fim de ano trazem diversas atividades – reuniões de família, festas e tradições de todo tipo – muitas das quais são celebradas em torno da mesa. Há quem não resista ao aroma das tortas e outros doces que fazem parte das comemorações. Se nesta época o pensamento for “manter, e não ganhar” quilos, há boas notícias. Bastam algumas alternativas inteligentes à farinha branca, açúcares e manteiga para transformar os alimentos assados favoritos em versões mais leves e saudáveis.


    Confira abaixo as dicas preciosas da nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil, Patricia Ruffo:



    1) USE A FARINHA COM CRIATIVIDADE

    A farinha branca é grão refinado e um velho substituto para a maioria das receitas de alimentos assados. Porém, ela pode ser substituída pela farinha integral que possui maior valor nutricional. Ao invés de farinha branca, tente outras opções.



    · TRIGO SARRACENO E FARINHA DE ESPELTA
    Esses tipos de farinhas contêm uma boa quantidade de fibras, que saciam, ajudam na digestão e melhoram a saúde intestinal, além de auxiliar no controle dos picos de glicemia. O trigo sarraceno é, particularmente, uma boa escolha para aqueles que seguem uma dieta livre de glúten. 



    · FARINHA DE AMÊNDOA
    Por ser feita com nozes, a farinha de amêndoa concentra muita proteína. Além disso, ela é rica em vitamina E e gorduras monoinsaturadas saudáveis. 



    · FARINHA DE AVEIA
    A farinha de aveia é uma excelente fonte de fibras, solúveis e insolúveis, que saciam, auxiliam na digestão e melhoram a saúde do cólon. A fibra solúvel, em especial, também contribui com a redução do colesterol ruim, o LDL, no corpo.


    2) TROQUE O AÇÚCAR
    Incluir frutas secas, como tâmaras e passas, é uma boa tática para garantir a doçura do prato sem recorrer a muito açúcar. Outra alternativa é reduzir a quantidade de açúcar da receita em 1/3 ou ½, e será bem provável que não fará falta. Se usar mel, inclua meio copo de mel por copo de açúcar.


    3) INCLUA VEGETAIS
    Vegetais doces como abóbora, batata doce, abobrinha, cenouras e beterrabas concentram uma quantidade significativa de vitaminas, minerais, fitonutrientes, antioxidantes e fibras. Em pedaços, grelhados ou na forma de purê, os vegetais adicionam sabor e umidade aos alimentos assados.


    5) ADICIONE ALGUMAS SEMENTES
    Sementes de abóbora, de girassol, linhaça e chia são excelentes fontes de minerais, tais como cálcio e fósforo, para ossos saudáveis e fortes, bem como ferro e zinco, para o fortalecimento do sistema imunológico. As sementes são também ricas em ácidos graxos, como o ômega 3, que fazem bem ao coração e reduzem a pressão arterial e o colesterol, além de melhorarem a função dos vasos sanguíneos e reduzir a inflamação.


    6) USE IOGURTE GREGO EM VEZ DE CREME
    O iogurte grego possui elevados índices de proteína e é uma fonte rica em cálcio, vitamina B12, magnésio e potássio—todos essenciais para ossos saudáveis e fortes. Além disso, o iogurte grego contém probióticos, bactérias saudáveis que ajudam na digestão, melhoram a função intestinal e fortalecem a imunidade. 

    Substitua o leite integral por iogurte grego de baixo teor de gordura quando a receita pedir creme azedo ou cream cheese.

    “O fim do ano é uma época em que toda praticidade é bem-vinda. Essas opções, além de fáceis, são excelentes para o bom funcionamento do organismo, já que muitas são ricas em nutrientes e vitaminas”, ressalta Patricia.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia