• Click aqui

    São Pedro realiza o projeto "400 anos de Negritude" .




    A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na última quarta-feira (08), a culminância do projeto “400 anos de Negritude” da Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (EMESPP). A festividade contou com a presença das subsecretárias da SEMED, Lúcia Nogueira e Isabel Mendes, além de outros representantes da pasta. 

    De acordo com o diretor da E. M. de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade, Adriano Vaz, o projeto buscou desenvolver o entendimento da história para as crianças especiais. “Falar sobre os 400 anos de negritude é uma oportunidade para as crianças especiais entrarem um pouco dentro do conhecimento de São Pedro da Aldeia. Todo projeto foi trabalhado para que o aluno tente compreender a importância do negro na sociedade. Eles, como crianças especiais, passam por vários tipos de preconceitos. Todos trabalharam bastante sobre essa conscientização. O evento foi um sucesso, muito cultural e animado”, afirmou. 

    A celebração contou com estandes para a exposição de atividades realizadas pelos alunos sobre racismo, preconceito, consciência negra, comidas, animais e sementes típicas da região africana, além da cultura e pontos históricos de São Pedro da Aldeia.


    A professora de Deficiência Intelectual da unidade escolar, Cleice Costa, falou sobre a iniciativa. “Gostei muito de trabalhar o tema do projeto sobre a valorização do negro. Trabalhamos de forma ampla, explorando a arte, os pratos típicos, a cultura africana, os valores e heranças que eles deixaram para o nosso município”, disse.

    A festividade também contou com apresentações de danças e de vídeos dos alunos confeccionando os trabalhos expostos, a brincadeira de Terra e Mar, como atividade de recreação, e contação de histórias, com “Menina bonita do laço de fita”. Na ocasião, Andrea Tinoco ministrou uma palestra sobre racismo e conscientização.

    Aberto para participação da comunidade escolar, o evento promoveu sorteio de cesta de café da manhã e de torta, além da venda de doces e salgados e do tradicional bazar da escola.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia