• Click aqui

    Guarda Ambiental Marítima flagra traineiras pescando em área irregular, dentro da Reserva em Arraial do Cabo



    Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Guarda Ambiental Marítima, iniciou na semana passada , em parceria com o ICMbio, uma ação de fiscalização para coibir a pesca predatória em área irregular, dentro da reserva Extrativista Marinha do município. 

    Na sexta-feira (22), os fiscais foram até a Prainha, verificar denúncias realizadas pelos próprios pescadores locais e flagraram um barco de pesca autorizado para trabalhar somente em alto mar, além de uma traineira, de pescadores do próprio município. Os pescadores foram notificados e encaminhados para o ICMbio, para prestar esclarecimentos. 

    A Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo tem 1.500 pescadores cadastrados, mas pouco mais de 200 ainda pescam com canoas em quatro praias: a Grande, Prainha, do Pontal e dos Anjos, incluindo saídas para as ilhas do Farol e Marmutá. Segundo a portaria do Ibama, n° 17, de 18 de fevereiro de 1999, o cumprimento da lei visa garantir a preservação para as presentes e futuras gerações, beneficiando o pescador artesanal. 

    De acordo com Mauro César Gonçalves, Coordenador da Guarda Ambiental Marítima, existe uma área delimitada para pesca artesanal, aquela em que os pescadores cercam a rede em direção a areia da praia. Dentro desse limite, a pesca de grande porte não pode ser praticada. "Os pescadores reclamam frequentemente sobre a invasão de embarcações maiores, por isso, estamos intensificando a fiscalização na Reserva de Arraial do Cabo" - afirmou o Coordenador.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia