• Click aqui

    Unidades de Saúde realizam ações de combate à hanseníase e à tuberculose nesta sexta (4), em Cabo Frio.



    Unidades de saúde de Cabo Frio realizam ações de combate à hanseníase e à tuberculose nesta sexta-feira (4), a partir das 9h. A ação será no Pronto Atendimento Médico (PAM), em São Cristóvão, e também no Posto de Saúde de Unamar e no PAM de Santo Antônio, em Tamoios.

    A programação terá atividades de prevenção e interação com a presença de uma equipe de psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros para esclarecer dúvidas e informar a população acerca dessas doenças. De acordo com a coordenadora municipal do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Veleida Silva, o objetivo da iniciativa é acolher os pacientes, esclarecer dúvidas sobre os meios de transmissão, assim como o controle e a cura. 

    “Existe um grande número de pacientes que não estão em tratamento e com isso as doenças são disseminadas. A tuberculose é transmitida com mais facilidade e a hanseníase mais lenta, porém as duas são antigas e ao mesmo tempo atuais”, ressaltou a coordenadora.

    Também será abordada a possibilidade de diminuir a discriminação, aumentar a interação entre a equipe de saúde, pacientes e familiares, aumentar a procura pelo tratamento e dar apoio psicológico.

    A hanseníase, mais conhecida como lepra, é uma enfermidade silenciosa e objeto de preconceito. Os sintomas são manchas brancas ou vermelhas no corpo causando insensibilidade. Qualquer pessoa com suspeita deve procurar o serviço de saúde mais próximo.

    A tuberculose é uma doença contagiosa que atinge milhares de brasileiros e, em muitos casos, com decorrência de morte. A doença afeta prioritariamente os pulmões, seguida de sintomas que podem ser detectados facilmente. Entre eles estão tosse há mais de três semanas, emagrecimento, febre baixa geralmente à tarde e sudorese noturna. Depois de confirmado o diagnóstico toda família desse ser examinada. Qualquer pessoa com os sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

    O PAM no 1º Distrito fica localizado na Rua Governador Valadares, s/nº, São Cristóvão. Já o posto de Unamar fica na Rodovia Amaral Peixoto, km142, s/nº e o PAM de Santo Antônio fica localizado na Avenida Beira Mar,s/nº, Tamoios.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia