• Click aqui

    Guarda Municipal de Arraial do Cabo realiza mais um curso de capacitação para uso da SPARK (arma de choque).




    A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Segurança Pública, está realizando periodicamente cursos de capacitação para Guardas Municipais, quanto ao uso de armas não letais, incluindo a SPARK. As aulas são ministradas por agentes da própria GMAC – Guarda Municipal de Arraial do Cabo, e têm o objetivo de qualificar os Guardas, oferecendo conhecimento técnico e consequentemente, proporcionando mais segurança aos moradores das cidades envolvidas. Três Guardas cabistas foram capacitados pela CONDOR, tornando-se instrutores para que as técnicas fossem passadas adiante.


    A Spark é considerada um dispositivo elétrico impactante de uso diferenciado, com menor potencial ofensivo para utilização nas atividades de rua e o curso de capacitação, segue o que pede a lei 13.060, onde todos os agentes de Segurança Pública precisam estar preparados para o uso de, pelo menos, duas armas não letais. Ao todo já foram treinados 250 agentes, sendo instruídos sobre o uso seletivo e proporcional da força, quando necessário, além das noções sobre o manuseio adequado da arma.

    De acordo com o instrutor, Carlison, os dispositivos podem ser usados em situações de conflito que envolvem alterações de comportamento pelo excesso do consumo de drogas, álcool, para controle de pessoas em surto psicótico, ou até mesmo forte crise de estresse. “Repassamos todos os cuidados para que durante o uso não ocorram acidentes com inocentes e com os operadores do aparelho. As regras do cuidado são as mesmas repassadas quanto a segurança para uso de armas de fogo”, afirma o instrutor.

    Participaram das aulas na sede da Secretaria de Segurança Pública, agentes de outras cidades da Região dos Lagos, de acordo com a demanda necessária. No último dia 10, receberam a capacitação agentes de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e da Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia