• Click aqui

    Senac RJ abre inscrições para o programa Portal do Futuro em Rio das Ostras

    Senac RJ abre inscrições, a partir de 29 de maio, para preencher as 465 vagas do 2º semestre do programa Portal do Futuro em 12 unidades em todo o estado do Rio de Janeiro, inclusive Rio das OstrasA iniciativa é uma das mais importantes da área de Responsabilidade Social do Sistema Fecomércio RJ e é voltada para a inclusão de jovens de baixa renda no mercado de trabalho.

    Para participar do Portal do Futuro é necessário ter entre 16 e 21 anos, renda familiar per capita de no máximo dois salários mínimos e cursar pelo menos o 1º ano do ensino médio. As inscrições estão abertas até dia 25 de junho pelo site http://portaldofuturo.rj.senac.br/As aulas começam no dia 7 de agosto. Para o processo seletivo, o candidato deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de eleitor ou comprovante de quitação da última eleição (para maiores de 18 anos), comprovante de escolaridade e de residência. Menores de 18 devem se apresentar com a documentação acompanhados por um responsável.

    No Rio de Janeiro capital e Região Metropolitana, há turmas abertas nas unidades do Senac RJ em Botafogo, Copacabana, Madureira, Riachuelo, Bonsucesso e Duque de Caxias. Também serão oferecidas turmas nos espaços parceiros do Senac RJ: Fiocruz Jacarepaguá e no Sesc Ramos. No interior do estado, o Portal do Futuro será oferecido nas unidades de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Nova Friburgo, Rio das Ostras e Resende.

    O Portal do Futuro vai além da capacitação profissional, promove o desenvolvimento de competências comportamentais - pessoais e profissionais -, visando preparar os participantes para a primeira experiência no mercado de trabalho. Os alunos recebem noções de cidadania, aulas de inglês e capacitação em cursos nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria, além de promover a vivência profissional em uma empresa. Com a priorização do desenvolvimento das competências comportamentais, o Portal do Futuro contribui não apenas para a inserção, como também para a permanência desses jovens no mercado de trabalho.

    Segundo a pesquisa de empregabilidade da instituição, cerca de 60% dos participantes do programa conseguem ingressar no mercado formal de trabalho após concluírem o programa que, no primeiro semestre 2017, recebeu mais de 9 mil inscrições.

    O Programa

    Portal do Futuro existe desde 2000 e já formou mais de 8 mil pessoas. Seu objetivo é atuar junto ao adolescente para transformá-lo tanto no convívio social quanto para a vida profissional. Durante os sete meses de duração, os alunos recebem até 576 horas de aulas distribuídas em oficinas que compõem três projetos: Ser PessoaSer Cidadão e Ser Profissional. Na primeira fase, atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro. Na etapa seguinte, os focos são os direitos, deveres e o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem.  Na terceira e última fase do programa, os jovens recebem até 200 horas de capacitação profissional no curso nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria, além de 60 horas de aulas de inglês. Por fim, o aluno passa por 28 horas de vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho.
    Outras informações podem ser obtidas pelo site do Portal do Futuro (http://portaldofuturo.rj.senac.br/) ou pelo Disque Senac: 4002-2002
    O Sistema Fecomércio RJ
    O Sistema Fecomércio RJ é composto pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, pelo Senac RJ e pelo Sesc RJ.
    O Senac RJ 
    O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 71 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2015 o Senac RJ passou de 89 mil para 153 mil alunos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia