• Click aqui

    Um mergulho no passado, visando o futuro. Projetos são discutidos para revitalizar Fazenda Campos Novos .

    Foto : Blog Fazenda Campos Novos.


    A apresentação do projeto fez com que algumas pessoas se emocionassem .

    Vereadores e secretários se uniram para ouvir e assumiram compromisso de ajudar.






    Um mergulho profundo no conhecimento, buscando a nossa própria história. Foi assim a tônica da reunião realizada hoje (05), pela manhã,  no auditório da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, onde as professoras Fátima Brito e Katia Mansur, tiveram a oportunidade de apresentar um projeto que visa recuperar e chamar a atenção de todos para a Fazenda Campos Novos, um importante local histórico na Região dos Lagos, onde encontramos uma fonte riquíssima de informações a respeito da escravidão, da geologia e biodiversidade. 
    Durante mais de 2 horas, foi apresentado um  projeto , idéias, realizações e demandas que precisam serem atendidas , antes que percamos este universo de informações que nos mostram uma área tão pouco explorada.  Com a presença de secretários, vereadores, representantes de instituições de ensino, associações de moradores de Tamoios, Quilombolas, agricultores e do IPHAN, ficou nítido que algo precisa ser feito para preservar a história daquela região assim como ampliar a visão turística recorrendo ao passado como por exemplo " O Caminho de Darwin" .  
    A professora Kátia Mansur, Mestre em  Geologia, falou sobre a ideia de movimentar a Fazenda, atribuindo em um espaço autorizado pelo Iphan, uma tenda móvel onde se houvesse uma exposição  de artigos ligados aos quilombolas, geologia da região, informações a respeito da passagem de D. Pedro 1 e muito mais. " Definitivamente precisamos deixar de considerar a Fazenda Campos Novos e toda aquela região como apenas um cenário para ser observado da estrada . É uma região riquíssima tanto do ponto de vista natural, como da história, preservada alí de várias formas, inclusive na memória daqueles que ainda vivem ali. O nosso objetivo é juntar esforços para preservar isso . A cede da fazenda materializa essa história toda. Um marco." Destacou a professora, chamando a atenção das pessoas para que acordem sobre o que está acontecendo  no mundo . Na Europa, Portugal considerou a sua história e adotou como ponto fundamental para alavancar o turismo. Assim também aconteceu com outros países no Oriente . Cabo Frio tem esta chance. 

    A professora Laura Barreto era uma das mais empolgadas e falou sobre o assunto . " Não estamos tratando apenas de Educação e sim do Meio Ambiente, do Turismo, da Cultura, de Desenvolvimento da cidade e de sustentabilidade . A Fazenda Campos Novos é um monumento histórico de mais de 400 anos, tem uma importância para uma região que pouco se olharam . Está numa região Quilombola e precisamos fazer essa revitalização." Disse a secretária. 
    Ficou acertado que outras reuniões irão ser agendadas, pois já existem verbas federais que precisam serem utilizadas, senão retornam para o governo. Outras autarquias e instituições também estão se movimentando convergidas em direção a Fazenda. Então basta agora afinar o discurso e juntar as forças . Um ponto fundamental  para iniciar todo este processo é a participação efetiva da Prefeitura, que já se mostrou otimista através de seu Staff.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia