• Click aqui

    Secretaria de Cultura e Inepac discutem restauração da Igreja de São Benedito


    Construção, que é tombada pelo Iphan e pelo Inepac, está fechada há dois anos por problemas estruturais e elétricos

     

    O secretário de Cultura, Ricardo Machado, e o subsecretário, João Félix, iniciaram a discussão para recuperação de um dos principais pontos históricos de Cabo Frio: a Igreja de São Benedito. Ambos se reuniram com o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Manoel Vieira Júnior, para discutir sobre a restauração da Igreja de São Benedito, localizada no bairro passagem, em Cabo Frio. O local está fechado há dois anos por problemas estruturais no teto e elétricos.

    “O encontro foi muito bom até porque o presidente do Inepac está com muita atenção e interesse para atender as demandas de Cabo Frio. Ele sabe da importância do nosso conjunto patrimonial e, por conta disso, parcerias estão sendo firmadas. O diálogo com a instituição vem ocorrendo desde o início do ano”, afirmou o subsecretário João Félix.

    Segundo ele, um próximo encontro vai acontecer entre a Secretaria, a paróquia da igreja e o Inepac, órgão responsável pela preservação do patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro. A data da nova reunião ainda não foi definida. No entanto, ficou acertado que técnicos do instituto farão uma visita de avaliação ao monumento para andamento do processo de revitalização. 

    Em relação às parcerias, na qual a recuperação da igreja está inserida, já ficou definido que a Prefeitura passará a administrar o Palácio das Águias, localizado na Érico Coelho. O acordo, firmado no início do novo governo, ocorreu por solicitação do Inepac. Ainda de acordo com o subsecretário, o Palácio, que é tombado pelo Instituto, vai se transformar num Centro de Artes.


    SOBRE A IGREJA

    Construída por escravos no século XVIII, a Igreja de São Benedito faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e está localizada no Largo de São Benedito, no bairro da Passagem. A construção foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia