• Profissionais da Assistência Social aldeense participam de encontro sobre Censo SUAS


    A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou nesta quinta-feira (16) um encontro com profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para apresentar e discutir os resultados do Censo do Sistema Único da Assistência Social 2016. A reunião aconteceu no Centro de Formação Continuada Profª Ismênia Trindade dos Santos e contou com a participação da subsecretária da pasta, Olívia Sá. O Censo é realizado anualmente com o objetivo de aprimorar o processo de gestão do SUAS.

    De acordo com a diretora das Proteções Básica e Especial, Luciana Oliveira, o objetivo do encontro é oferecer uma devolutiva aos equipamentos e discutir entraves, dificuldades e o trabalho realizado no município. “Nesse momento, reunimos os coordenadores dos CRAS, do CREAS e das instituições de crianças entre 0 e 12 anos. Esse encontro é uma oportunidade dos profissionais entenderem os resultados das ações desenvolvidas por eles lá na ponta”, comentou Luciana.

    O encontro também foi ministrado pela diretora da Gestão SUAS Jane Ferreira, a coordenadora do Programa Minha Casa Minha Vida, Fabiana Gomes, coordenadora das Proteções Básica e Especial, Wânia da Costa, e Kézia Cruz, da Gestão SUAS. O Censo é um sistema nacional de coleta de informações que possibilita a produção de dados sobre a realidade de cada município.

    Realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Censo SUAS permite traçar informações sobre quantidade, serviços e atividades prestados nas unidades de atendimento da assistência social, além do perfil dos trabalhadores da área. A iniciativa tem como população alvo os profissionais das unidades públicas e privadas, gestores e conselheiros da política de Assistência Social. O não preenchimento do Censo pelo município resulta em sanções administrativas que podem levar ao bloqueio de recursos.

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