• Click aqui

    Coordenadoria de Meio Ambiente promove trilha aberta ao público na Ilha do Japonês


    Promoção de vida saudável aliada ao uso consciente das áreas de preservação ambiental. A partir dessas premissas, a Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente promove no domingo (5) a Trilha do Farol da Lajinha, na Boca da Barra, na Ilha do Japonês. A caminhada é aberta ao público. Os interessados podem se inscrever no dia do evento, a partir das 9h, na tenda da Universidade Veiga de Almeida montada na Ilha do Japonês. A saída para a trilha está marcada para às 10h30.

    De acordo com Antônio Ângelo Marques, um dos responsáveis pelo projeto “Educação Ambiental e Uso Sustentável da Unidade de Conservação da Ilha do Japonês”, o objetivo da proposta é estimular as atividades ao ar livre e ao mesmo tempo resguardar as áreas verdes.

    “As unidades de conservação foram criadas, mas não foram efetivamente implantadas, ou seja, não cumprem seu papel que é o uso consciente por parte da população. O sentido dessas unidades não é deixá-las distante das pessoas e, sim, fazer com que sejam usufruídas e preservadas”, explicou o coordenador.

    Segundo ele, dois guias do projeto conduzirão os participantes na trilha, que é de nível leve e tem duração prevista de 1h30. Antônio Ângelo reforça a importância do uso de roupas leves, tênis confortáveis e de equipamentos de proteção como bonés, óculos, repelente e, claro, protetor solar. O coordenador orienta ainda que os praticantes de atividade ao ar livre levem água para se hidratarem durante a caminhada.

    Sobre o projeto
    O projeto “Educação Ambiental e Uso Sustentável da Unidade de Conservação da Ilha do Japonês” foi criado para desenvolver na população uma cultura de utilização dos espaços de preservação de forma consciente e sustentável.

    Para isso, junto com as trilhas e ações de educação ambiental, o projeto também realiza mais duas iniciativas: entrega de selo adesivo de apoio ao uso e preservação ambiental, além de pesquisa sobre o perfil dos frequentadores da ilha. A partir dos dados colhidos, a ideia é elaborar propostas com atividades e programa de conscientização conforme as características dos usuários do local. O selo é uma parceria da Prefeitura com a Prolagos, concessionária de água e esgoto da região.  

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia