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    Encerramento da 9ª etapa nacional do Desafio Solar Brasil em Búzios

    Entre os dias 5 e 11 de dezembro, aconteceu a 9ª etapa nacional do Desafio Solar Brasil, na Orla Bardot, em Búzios. 

    O evento deste ano contou com a participação de 21 embarcações, representando os estados do Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e a equipe do município, representada pelo colégio Paulo Freire a embarcação Búzios Brigite.
    Além dos 350 estudantes e mais de 50 professores e pesquisadores envolvidos no projeto.

    Tivemos na raia, 4 equipes novatas que participaram pela primeira vez no evento. As equipes foram:
    ·       Equipe da Escola Naval – Composta pelo aspirantes, professores e militares do curso de formação de oficiais da Marinha.
    ·                     Equipe Solamazon da UFPA – Universidade Federal do Pará, composta por alunos e professores da universidade. Tiveram grande destaque na região pela mobilização e representatividade do estado do Pará.
    ·         Equipe Smart CEFET, composta por alunos e professores do CEFET – Itaguaí.
    ·         Equipe Bismark do IFF de São João da Barra, composta por alunos e professores.
    ·          
    Além dessas equipes novatas o evento também contou com a participação de equipes observadoras que participaram do evento se integrando com as equipes que possuem embarcações para conhecerem melhor o projeto e se prepararem para participar no próximo evento com uma embarcação.

    A equipe especial Cajaíba da UFRJ, que mais uma vez apresentou uma adaptação no barco para a portabilidade de acessibilidade para um cadeirante pilotar a embarcação inovações ergonômicas.

    O projeto Desafio Solar Brasil 2016 elaborado pela Enel em parceria com a Prefeitura de Búzios é um evento que une esporte, educação e q, agitará mais uma vez a cidade de Búzios. O objetivo é estimular e popularizar o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade, além de estimular a otimização do gerenciamento energético dos sistemas elétricos nas embarcações.

    O projeto colocou em prática o conhecimento adquirido em sala de aula pelos estudantes, numa competição que tem como foco a educação pelo trabalho. Com isso, a competição não se tornou uma simples corrida de barco e sim uma prova prática de conhecimentos em física, matemática, química, administração, náutica, comunicação e empreendedorismo.

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