• Click aqui

    Semana de Fisioterapia tem medalhistas olímpicos

    Uma rica troca de experiências entre fisioterapeutas renomados que atuam em diversas áreas da profissão é a proposta da Semana de Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. O evento, que acontece nos dias 10, 11 e 13, das 8h30 às 22h, tem a presença confirmada dos fisioterapeutas Alexandre Lopes Ramos, da seleção feminina de voleibol, que conquistou ouro em Londres, e Alex Evangelista, da seleção brasileira de futebol masculino, ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, e possui no currículo, ainda, celebridades do mundo esportivo como Ronda Rousey, Seedorf e Djokovic. Na abertura da semana, no dia 10, a partir das 18h, o fisioterapeuta da equipe sub 20 do Vasco, Amil Henrique Lopes, falará sobre casos clínicos de lesões do joelho com intervenções cirúrgicas atendidos por ele no clube. O jogador Lorran, lateral-esquerdo do time principal, vai acompanhá-lo para compartilhar com a plateia como foi o período de recuperação. Uma dança com cadeirantes será apresentada na abertura do evento.

    Alexandre Ramos ministrará a palestra “Atuação fisioterapêutica nos Jogos Olímpicos”, no dia 11, em dois horários: 9h e 19h. No período da tarde, comandará o workshop sobre “Avaliação e tratamento do ombro do atleta”, às 17h. Com o tema “Fisioterapia na gerência do futebol”, Alex Evangelista compartilha suas experiências no dia 13, também em dois momentos: às 11h e às 19h. A programação da Semana de Fisioterapia tem início na segunda-feira, dia 10, às 8h30, com uma série de palestras, oferecidas sempre nos períodos da manhã e noite, no auditório principal, com entrada gratuita, porém é necessário fazer inscrição pelo Facebook (VI Semana de Fisioterapia UVA). No turno da tarde, serão realizados diversos workshops.

    As palestras da manhã de segunda-feira contemplam os seguintes temas: “Fisioterapia esportiva nas lutas”, ministrada pelo doutor Gustavo Braga; o doutor Paulo José Moté Barboza falará sobre “Tratamento do membro superior do paciente hemiplégico com o conceito de FNP - Método Kabat”; o doutor Guaraci Ken Tanaka abordará o tema “Existe vida na dor: um modelo de aprendizagem”; a doutora Júlia Teixeira Oliveira abordará o tema “Regeneração do sistema nervoso periférico e células-tronco”; e, encerrando a manhã, o doutor Clynton Lourenço Corrêa falará sobre “Neurobiologia do exercício na doença de Parkinson - Prática baseada em evidências.”

    O período da tarde será destinado aos workshops, a partir das 13h30. Os doutores José Moté Barboza e Guaraci Ken Tanaka ampliarão os assuntos apresentados nas palestras da manhã. Às 16h30, o tema “Como escrever um artigo científico” será apresentado pelo doutor Luciano Teixeira dos Santos e Marilena Martins.

    A partir das 18h, doutor Guaraci abre a programação falando sobre dor. Em seguida, os doutores Amil Henrique Ferreira M. Lopes e Luciano Teixeira dos Santos falarão sobre “Reabilitação do complexo articular do joelho – Pós-cirúrgico de LCA em atletas de futebol” e “Atuação da Fisioterapia na Paralimpíada", respectivamente. O doutor Gustavo Braga encerra a programação, falando sobre a fisioterapia nos esportes de luta.

    No dia 11, pela manhã, as palestras contemplam os seguintes temas: “Atuação fisioterapêutica nos Jogos Olímpicos”, com o doutor Alexandre Lopes Ramos; “RPG Souchard nas lesões articulares”, com a doutora Monica Botelho Rodrigues; e “Fototerapia em Ulcerações e pós amputações”, com o doutor Felipe Sampaio Jorge.

    A partir das 15h, na terça-feira, iniciam os workshops: “Eletroterapia”, apresentado pelas empresas São José Ortopedia e Carci Equipamentos; “Demonstração de RPG Souchard em pacientes com dor”, com a doutora Monica Botelho Rodrigues; “Eletroestimulação no paciente hemiplégico”, com o doutor Felipe Sampaio Jorge; e “Avaliação e Tratamento do Ombro do Atleta”, com o doutor Alexandre Lopes Ramos.

    As palestras do segundo dia têm início às 18h, com a doutora Monica falando sobre RPG, seguida do doutor Alexandre Ramos que falará sobre a atuação dos profissionais na Olímpiada. O doutor Felipe Sampaio Jorge abordará o tema “Diatermia em osteoartrite de joelho” e o doutor Yves de Souza falará sobre “Efeitos do treinamento muscular inspiratório”.

    Após o feriado, no dia 13 de outubro, a programação tem início às 9h, com a palestra “Crochetagem Autêntica”, com o doutor Henrique Baumgarth. A doutora Monica falará sobre o uso da RPG no tratamento de escoliose; o doutor Mairkon Almeida Soares abordará o tema “Dry Needling nas lesões miofasciais – técnica baseada em evidências cientificas” e o doutor Alex Evangelista falará sobre “Fisioterapia na gerência do futebol”.

    Os workshops do último dia da Semana de Fisioterapia contemplam os temas: RPG Souchard em escoliose, com a doutora Monica, “Reabilitação do Sistema Vestibular”, com o doutor Luis Carlos, “Dry Needling”, com o doutor Mairkon e “Crochetagem Autêntica”, com doutor Henrique.

    As palestras de encerramento abordam os seguintes assuntos: “Posturas da RPG Souchard em carga”, “Crochetagem Autêntica”, “Fisioterapia na gerência de futebol” e “Dry Needling como técnica coadjuvante na lombociatalgia”. A partir das 21h, está prevista a primeira edição do Rock in Fisio, com a apresentação de alunos e convidados.

    O evento conta com o apoio das empresas CGC Pilates, Cervejeiros & Cia., Aqua Fisio, CB Brands, Brigaderia da Vovó, Jappa Temaki, Studio Pilates, Clínica CardioLife, São José Ortopédicos, Livraria Wak, Elite Academia, Sabor Artesanal e Confraria do Malte, além do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Segunda Região (Crefito2).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia