• Click aqui

    Encerramento do projeto educacional “Balaio de Gato” é sucesso em São Pedro da Aldeia.

    O Teatro Municipal Dr. Átila Costa ficou pequeno para alunos, pais e profissionais de Educação Infantil da rede municipal no último sábado (22). A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a culminância do projeto “Balaio de Gato” e proporcionou uma manhã lúdica com exposições e diversas apresentações preparadas pelas unidades escolares. O secretário da pasta, Evaldo Bittencourt, e a secretária adjunta, Edlúcia Marques, entre outras autoridades, acompanharam as atividades do dia. 

    De acordo com o secretário de Educação, Evaldo Bittencourt, a simbologia do tema escolhido pela equipe permite pensar que a escola pode ser um balaio positivo e saudável, apontando para aquilo que o professor deseja: desenvolver as habilidades das crianças. “Na última década, o Brasil aprovou uma diretriz educacional para a Educação Infantil e o mundo começou a pensar que a criança não ia para a creche apenas para a mãe trabalhar, mas também para se desenvolver. São Pedro da Aldeia está muito bem orientada em relação ao trabalho que deve ser realizado desde a creche, seguindo orientações internacionais e nacionais. O município está chegando a 90% de crianças de 04 e 05 anos estudando, estamos acima da média nacional. A nossa meta é chegar a 100% de crianças em todas as escolas de educação infantil e estamos trabalhando para isso, não só para garantir a matrícula, mas para ter professor capacitado, fazendo curso, sendo valorizado e respeitado”, afirmou. 

    Todo o trabalho realizado nas escolas, entre maquetes, banners e cartazes, estavam expostos logo na entrada do Teatro Municipal. No interior, o palco decorado recebeu os alunos da Creche Tia Fátima, primeira unidade a se apresentar, com a música “Amiguinho”. Em seguida, foi a vez das princesas e príncipes da Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva se apresentarem ao som de “Livre Estou”, do filme “Frozen – Uma Aventura Congelante”. A E.M. Quilombola Dona Rosa da Silveira escolheu levar ao palco a encenação “Três Borboletinhas” com a mensagem “Como é bom ser diferente”. 

    Coordenadora da Educação Infantil ao lado de Loraine Carvalho e Ivonete Simões, Irinéia Pinheiro falou sobre o Balaio de Gato. “É um projeto voltado para a Educação Infantil, crianças da creche aos cinco anos, em que trabalhamos todas as formas de conhecimento que eles adquirem durante o ano na escola. Aqui, estamos realizando nossa culminância com exposições dos trabalhos e as apresentações voltadas para essa faixa etária. Todas as unidades escolares são estimuladas a trabalharem o projeto anualmente. Nós ficamos admiradas com a participação de todos, o evento nos surpreendeu. Nunca vi o teatro tão cheio, com tantos pais e responsáveis”, comentou Irinéia. 

    As Escolas Manoel Moraes da Silva e Elízio Ignácio Rangel apresentaram as canções “Marinheiro Só” e “Girassol”, respectivamente. Relembrando o clima dos Jogos Olímpicos, os atletas da E. M. Antônio Rodrigues dos Santos dançaram o tema oficial da competição, “Alma e Coração” e receberam aplausos calorosos. Homenageando São Pedro da Aldeia, as turmas de Pré I e Pré II da Escola Municipal Vidal de Negreiros dançaram “O canto da cidade”. As Escolas Jardim Primavera, Jamila Mota da Silva e a Creche Tia Márcia subiram no palco ao som de “Cuida de mim”, “Linda rosa juvenil” e “Superfantástico”, respectivamente. Encerrando as atividades, a Escola Dr. Plínio de Assis Tavares se apresentou ao som de “Arco-íris do amor”.

    A diretora da E. M. Flonete Alexandrino da Silva, Francisca Rodrigues, falou sobre o processo de trabalho da unidade. “Trabalhamos o ano inteiro com orientação do pessoal da Educação Infantil. Essa é uma iniciativa muito boa, as crianças e a comunidade participam bastante. Todas as nossas turmas do pré foram convidadas e nossa apresentação contou com nove alunos, os outros vieram participar. É difícil um município ter essa interação, São Pedro da Aldeia tem a tradição de buscar o apoio da família nas atividades desenvolvidas pela escola. Não temos esse feedback em outros municípios, é um momento de confraternizar e mostrar o trabalho dos alunos”, afirmou Francisca, que estava acompanhada da diretora adjunta, Luzineia Maria Machado. 

    O evento contou ainda com a palestra “A importância da música na Educação Infantil” para os profissionais presentes, ministrada pela professora Eliane Manhães, que parabenizou a todos pelo trabalho executado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia