• Click aqui

    Acervo do historiador Marcio Werneck é transformado em site



    Site do autor é criado e disponibiliza conteúdo digital gratuitamente

    O historiador e escritor Marcio Werneck, um dos mais importantes pesquisadores da Região dos Lagos, tem seu acervo, especializado nas áreas da pré-história, história, geografia, biologia, ecologia, arte e cultura, disponível em conteúdo digital a partir de agosto de 2016. O projeto de digitalização começou em 2012 em uma parceria técnica do IPHAN e IFF – Campus Cabo Frio. A Jornalista Maria Werneck, premiada pelo PROEDI – Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural – da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, junto ao Webdesigner Vinícius Paixão e outros profissionais, disponibilizaram os principais estudos do autor no site www.acervomarciowerneck.com.br

    O objetivo deste projeto é dar acesso ao rico e variado material produzido e catalogado em cerca de 30 anos de pesquisa e que estava há uma década em acervo familiar. A prioridade foi a digitalização das dezenas de encadernações dos trabalhos realizados pelo historiador, principalmente através da sua empresa, a UNA Cultural. Todos eles são fidedignas fontes de pesquisa primária e, reunidos e catalogados, só estão disponíveis neste site. A divulgação gratuita ao público desses documentos é o grande legado que Werneck deixou para as gerações de pesquisadores, estudiosos e estudantes, principalmente da Região dos Lagos.

    No site também encontramos matérias publicadas a seu respeito em importantes jornais e revistas nacionais, informações sobre os seus três livros, sua biografia e currículo, além de uma área para trabalhos ligados ao audiovisual, como alguns registros fotográficos de experiências. E ainda as muitas homenagens que Marcio Werneck vem recebendo após o seu falecimento, no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 2004.

    A segunda etapa do tratamento do acervo, que será concluída até 2017, inclui a seleção, higienização e catalogação do material restante: cerca de 40% do total dos trabalhos realizados, pastas suspensas, fichas, mapoteca e fotografias da região, em slides e negativos. E, também, arquivos digitais de entrevistas de personalidades de Cabo Frio e de Búzios, em áudio, originalmente de fitas cassetes e suas transcrições. E a lista completa dos itens da biblioteca do historiador, que estará disponível junto ao acervo, para pesquisa presencial em espaço que ainda será divulgado.

    Segundo a realizadora do projeto e filha do autor, Maria Werneck, esse é um caminho para a democratização dos diversos acervos na região:

    - Este projeto foi, sem dúvida, muito difícil por diversos motivos, dentre eles, as muitas horas de trabalho até a dedicação exclusiva e pessoal que tive que empenhar em cerca de um ano. Porém, o maior deles, com certeza, é não encontrar muitas referências de projetos anteriores e de profissionais que entendam desta área: o tratamento e a transformação de acervos, familiares ou públicos, em websites. Infelizmente, em toda a região, vemos diversos acervos se perderem com o tempo. Sendo que somos uma das regiões mais antigas do Brasil, com um material imenso a ser estudado. Sem esses registros primários conservados para a pesquisa e fragmentados, como estão atualmente, perderemos uma parte importante da nossa história que poderia ser redescoberta – finaliza Maria.

    Caso queira receber informações, mandar material, tirar dúvidas, ou outras informações, complete o formulário do site ou mande um e-mail para contato@acervomarciowerneck.com.br


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia