• Click aqui

    Escola de Cabo Frio recebe Mostra Cultural de Periferia: “Vivências Periféricas”.

    A Escola Municipal Prof.ª Catharina da Silveira Cordeiro, localizada no bairro Monte Alegre, abre as portas para o evento "Vivências Periféricas". Uma Mostra de Cultura de Periferia, com a professora, Márcia Fonseca, nos próximos dias 15 e 16 de julho. O evento é mais um projeto cultural viabilizado pelo PROEDI- Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão da Cultura de Cabo Frio.

    O evento reúne artistas da periferia de Cabo Frio com apresentações e oficinas de Jongo, Capoeira, Hip Hop, RapFunk (dança do Passinho), Skate, Literatura com Foco na Estética Afro-Brasileira, Grafite e muito mais. 
             A professora de Educação Física, Márcia Fonseca, atua na Unidade Escolar com Expressões Artísticas. Ela também faz parte do grupo GRIOT – pesquisa, difusão e memória em tradições afro-brasileiras, que realiza uma série de ações no campo da diversidade étnica e patrimônio imaterial nacional, com ênfase nas heranças de matriz africana. Márcia explica que na escola Catharina da Silveira ela desenvolve um trabalho com base na Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura afro-brasileira nas Escolas nacionais de Ensino Fundamental e Médio. Assim, os alunos passam a conhecer e refletir sobre os aspectos da cultura popular com ênfase na história e tradições trazidas da África.
    “Se tratando de uma Escola em que a maioria é constituída de crianças negras, a valorização da cultura afro-brasileira como constituinte e formadora de nossa sociedade ganha ainda mais importância”, reforça a professora.
    O PROEDI foi instituído pela Lei nº 2.399, de 7 de dezembro de  2011, regulamentada pelo Decreto nº 4.721, de 25 de julho de 2012, e objetiva assegurar aos artistas e às entidades civis sem fins lucrativos, de comprovada atuação cultural no Município, auxílio financeiro ou subvenção social, através da seleção pública e, dessa forma, fomentar a produção de acervo documental histórico-cultural do Município.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia