• Click aqui

    Praia do Peró entra na luta pela Bandeira Azul.


    Com sete quilômetros de extensão e com águas livres da poluição, a Praia do Peró, em Cabo Frio, poderá em breve ter hasteada na sua orla a Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade de praias. A coordenação nacional do programa emitiu, nesta quinta-feira (23-7), o certificado do ingresso da praia na fase piloto do projeto após vistoria feita por técnicos do Bandeira Azul. Com o certificado, o município já pode hastear a bandeira provisória, o que vai acontecer no dia 31 de julho.
    Resultado de uma luta antiga de ambientalistas que defendem a preservação do ecossistema local, a Bandeira Azul representa um forte atrativo para turistas internacionais que procuram praias livres de poluição e com ordenamento urbano. Na fase piloto, que vai até julho de 2018, o município tem que cumprir, com apoio da comunidade e da iniciativa privada, uma série de exigências para atender as normas do programa Bandeira Azul.
    -- Este certificado apresenta a praia ao mundo todo e, em especial, aos turistas voltados para a preservação e modo sustentável de convívio com a natureza. Agora é contar com o apoio de empresários que queiram entrar nessa nova oportunidade. Todos estão de parabéns, principalmente os Amigos do Peró, que buscaram este certificado junto a nós – comemorou o Secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Dias Nogueira Júnior.
    Para conquistar a Bandeira Azul, são necessárias medidas como facilidades de acesso; postos de salvamento; banheiros públicos; acesso para deficientes; limpeza permanente da areia; boas condições de higiene nos quiosques e restaurantes; e, outras exigências.
    -- O mais importante nós temos: qualidade da água. A conquista do certificado é o resultado da união da comunidade com o poder público e a iniciativa privada. Vamos promover um grande evento no dia 31 de julho, com caminhada de recuperação de áreas degradadas, como a Praça do Moinho, para festejar a conquista do certificado provisório – disse a ambientalista Marta Rocha, da ONG Amigos do Peró.
    A coordenadora nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, disse que o certificado foi emitido após uma vistoria técnica criteriosa na Praia do Peró. Atualmente, somente a Prainha, no Rio, possui a Bandeira Azul. Estão na fase piloto as praias de Itacoatiara (mais avançada) e Sossego, em Niterói; e, a Lagoa do Iriri e a Praia do Remanso, em Rio das Ostras:
    -- O turista internacional, principalmente o americano, procura destinos que tenham a Bandeira Azul para definir seu roteiro de viagem – explicou.
    Para o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio, Marco Navega, a notícia é "excelente" para o turismo fluminense:
    -- Este é um belo exemplo de parceria da comunidade com o poder público e a iniciativa privada. Passou o tempo de entregar todas as responsabilidades ao prefeito, ao governador. Nesta época de crise, a iniciativa privada e as comunidades precisam arregaçar as mangas e partirem para a luta. É importante também que o próximo prefeito de Cabo Frio, seja ele quem for, dê prosseguimento a este projeto que é importante não somente para o município mas para o Estado do Rio -- afirmou Navega.


    FOTO: Leana Bernadi com as fotos da Praia do Peró.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia