• Click aqui

    Inmetro alerta sobre atuação de falsos fiscais na Região dos Lagos.


    O Inmetro faz um alerta à população da Região dos Lagos: pessoas estão agindo em nome do Instituto para entrar em residências e extorquir donas de casa. Denúncias recentes à Ouvidoria apontam a atuação destes a falsos fiscais, que se apresentam com colete e crachás falsificados em nome do Inmetro. Na abordagem, pedem para fiscalizar as instalações de gás da cozinha e cobram altos valores pela troca de produtos certificados, como reguladores e mangueiras de gás de cozinha. Os farsantes chegam a pedir R$ 300 por um kit que custa, de fato, R$ 22.
    “É inegável a importância de divulgar a ação desses criminosos, pois o Inmetro não fiscaliza nada em residências e não vende os produtos. A atuação de fiscalização do Inmetro se restringe à indústria e ao comércio varejista”, salientou Julieta Simas, chefe da Ouvidoria.
    Com o sinal verde para conferir o botijão, os golpistas dizem que o regulador e a mangueira estão com problemas e precisam ser trocados. “Se o consumidor não aceitar, ameaçam, também, com a aplicação de multas", complementa Julieta.
    Os casos são reincidentes pelo País, tanto que o Inmetro lançou, em 2012, filme no canal do Instituto no YouTube, vídeo que orienta o consumidor sobre a atuação enganosa. O filme está disponível no canal do Inmetro no Youtube (www.youtube.com/tvinmetro).
    Fique atento
    » O Inmetro não fiscaliza residências (apenas no comércio) e não vende os produtos.
    » Se você for vítima dos falsos fiscais, chame a Polícia Militar (190) e denuncie na Ouvidoria do Inmetro (0800 2851818).
    » Verifique a validade do seu regulador e não compre produtos piratas.
    » O regulador, a mangueira e o botijão só podem ser comercializados com o selo de identificação da conformidade do Inmetro.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia