• Click aqui

    Alunos de Enfermagem realizam doação de sangue

    Fazer o bem ao próximo e, ao mesmo tempo, verificar na prática uma das possibilidades de atuação do profissional de Enfermagem. Esta é uma das propostas da campanha “Calouro Sangue Bom”, desenvolvida a cada semestre com os alunos do primeiro período do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. Os alunos são incentivados a visitar o Hemolagos e, estando aptos, fazer a doação. Neste semestre, mais de 80 alunos participaram da atividade.

    Márcia Cristina dos Santos, 19 anos, sempre teve vontade de doar sangue, mas não tinha idade. Quando viu a campanha do curso, decidiu que era a oportunidade que faltava. “Toda a turma ficou bastante animada em participar”, conta. Disse que a experiência foi enriquecedora. “Quando estiver trabalhando, sei que levar um pouco mais de amor e carinho depende de cada um de nós”, reflete.

    A professora Priscila Oliveira, coordenadora do curso, explica que o trote solidário surgiu para pôr um fim às atividades violentas e vexatórias e tem tido uma adesão média de 80% dos calouros. “Alguns alunos não conseguem doar, então levam parentes e amigos”, acrescenta. Além da boa ação em prol do outro, a atividade também tem finalidade pedagógica. “O enfermeiro é o profissional do cuidado ao próximo e existem disciplinas voltadas para isso. De maneira prática, iniciamos o curso trabalhando questões como solidariedade e humanização”, ressalta. “A transfusão de sangue depende, exclusivamente, da solidariedade, pois o sangue não é fabricado, nem comercializado”, ressalta Priscila.

    Hemolagos
    O Hemolagos, localizado em Cabo Frio, atende todos os municípios da Região dos Lagos. A unidade recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua Barão do Rio Branco, 88, Passagem. Pessoas saudáveis, com idade entre 18 e 69 anos (incompletos) podem fazer a doação, desde que tenham 50 quilos ou mais. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, mas necessitam de uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis legais.

    Para fazer o cadastro, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, nem ter comido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a retirada. Mulheres podem fazer até três doações por ano e homens, quatro. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (22) 2644-5076.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia