• Click aqui

    Livro digital com “causos” de Arraial do Cabo será lançado nesta sexta-feira, 20

    O livro “Histórias do céu, da terra e do mar” será lançado nesta sexta-feira, 20, no Centro Cultural Manoel Camargo, ao lado da Prefeitura Municipal, a partir das 13h. O livro em formato digital contém relatos de moradores antigos do município cabista, e é um dos resultados do Programa Mãos à Obra realizados em 2013 e 2014.

    De acordo com a Secretaria de Cultura, o programa teve como objetivo o enfrentamento das vulnerabilidades socioambientais das áreas de preservação do ambiente costeiro, através da educação ambiental. Ele buscou atender às demandas da Superintendência de Educação Ambiental - SEAM, vinculada à Secretaria de Estado do Ambiente - SEA, frente ao ordenamento pesqueiro e a conservação da Mata Atlântica em âmbito regional. A execução acadêmica e pedagógica coube à Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Arraial do Cabo foi um dos seis municípios que participaram do Programa.

    O livro, cujo objetivo é proporcionar às comunidades envolvidas maior sentimento de fazer parte da localidade, reúne histórias, lendas e "causos" da Região dos Lagos, ilustradas e recontadas por monitores socioambientais – alunos das redes públicas municipal e estadual – que coletaram os relatos junto aos moradores antigos. Das 19 histórias recolhidas, 04 são ambientadas em terras cabistas. Dentre elas: “O temporal das vacas”, “A queda do dirigível”, “A mula sem cabeça” e a “Pesca Santa”. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia