• Click aqui

    Alunos de Fisioterapia promovem ação em prol de entidades beneficentes

    Conhecer a realidade e apresentar uma solução para minimizar as necessidades apontadas por entidades visitadas. Com este desafio, alunos do primeiro período de Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, participam do projeto HumanizAÇÃO. Depois de uma visita técnica a diversas entidades sociais na Região dos Lagos, os grupos preparam as ações que serão desenvolvidas nos dias três e 10 de junho, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade acadêmica para o projeto.

    No primeiro bimestre, os alunos tiveram aulas teóricas sobre humanização, estudando questões como políticas públicas, direitos do cidadão e a cartilha do Sistema Único de Saúde. A professora Eulalia Farias explica que as reflexões foram bem participativas, abrangendo temas como ética, valores, exposição da vida alheia, fragilidade humana diante de doenças e situações adversas, entre outros. “Profissional da área da saúde tem que gostar de gente. A disciplina pretende contribuir para a formação de profissionais éticos, mais humanos e respeitosos”, destaca a professora, acrescentando que é fundamental ter uma relação próxima com o paciente.

    Neste bimestre, os alunos se dividiram em grupos e escolheram entidades da Região para conhecer melhor e colocar em prática a “humanização”. As entidades foram visitas e, no início de junho, os estudantes compartilharão com a Universidade um pouco do serviço realizado por cada uma e algumas das demandas apresentadas. Na ocasião, as pessoas que desejarem se envolver com o projeto, poderão fazer doações.

    “Se o paciente é bem atendido, recebe atenção, ele se sente especial e isso contribui para sua melhora”, observa a aluna Débora de Oliveira Barbosa, que está trabalhando com a ONG Amigas da Mama, que presta assistência a pessoas com câncer. Julimara, que já tem o hábito de fazer trabalhos voluntários, lembra que muitas vezes basta um sorriso para fazer o dia das pessoas melhor. A colega Bruna Oliveira, que vive sua primeira experiência com o trabalho voluntário no Lar da Cidinha, diz que a experiência está sendo gratificante e o aprendizado vai muito além de um trabalho de aula.

    HumanizAÇÃO

    Amigas da Mama (Cabo Frio): aceita doação de cabelo para confecção de perucas, roupas (masculina e feminina), alimentos não perecíveis, leite em pó, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, fraldas geriátricas (todos os tamanhos).

    Lar de Idosos São Francisco de Assis (Araruama): aceita doação de biscoitos (salgado e de maisena), aveia, maisena, açúcar, café, fraldas geriátricas.

    Lar da Cidinha (Idosos/Cabo Frio): aceita doação de fraldas geriátricas (G e XG), leite integral (de caixinha), material de limpeza.

    APAE de Cabo Frio: aceita doação de material de higiene pessoal e de beleza para as oficinas de terapia ocupacional, como: esmalte, batom, maquiagem, pente e adereços de cabelo.

    Creche Patotinha da Aldeia (São Pedro da Aldeia): aceita doação de alimentos (inclusive leite e achocolatados), material de limpeza e material de higiene.

    Casa do Abraço (Macaé): aceita doação de roupas de calçados para crianças de zero a 12 anos, alimentos (a ONG oferece cinco refeições por dia), eletrodomésticos e material de construção para reforma (areia, cimento, tijolo e tinta).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia